Janeiro na Câmara

Programação de férias inclui atividades interativas, lúdicas e conhecimento

A proposta é abrir a Casa para que o belo-horizontino inclua o Legislativo em sua rota de visitas. As atividades são gratuitas

quinta-feira, 11 Janeiro, 2024 - 18:15

Foto: Cláudio Rabelo/CMBH

Janeiro é mês de férias, e a capital mineira tem excelentes opções de lazer: visitar pontos turísticos, assistir a um filme no cinema ou passear nas praças são atividades costumeiras nesta época. Em 2024, a CMBH entra no circuito com uma Programação Especial de Férias, aberta ao público, gratuita e que terá início nesta segunda-feira (15/01). O objetivo da programação é aproximar Poder Legislativo e população da capital, ampliando as possibilidades de lazer na cidade, por meio de opções culturais diversas. As atividades integram o Programa Câmara Cultural, instituído em 2023 com o objetivo de contribuir para a preservação da memória e do patrimônio cultural belo-horizontino em suas diferentes manifestações. Além de filmes e visitas guiadas, a programação também prevê a realização de oficinas de desenho, de cerâmica e de fotografia.

Cine Câmara

A exibição da comédia musical Uma noite no Rio, no Cine Câmara, vai marcar a abertura da programação. A sessão será exibida no Plenário Paulo Portugal, no dia 15 de janeiro, a partir das 18 horas. O longa conta com a participação de Carmem Miranda. Já na segunda-feira (22/1), será exibido, também a partir das 18h, o clássico da sétima arte O garoto, dirigido e estrelado por Charles Chaplin, um dos maiores nomes do cinema mundial.

Visitas guiadas

No segundo dia da Programação Especial de Férias (16/1), acontece, a partir das 15h, uma visita guiada, com cerca de duas horas de duração, pelas dependências da Câmara Municipal e por seu entorno. O tour terá início na Praça Floriano Peixoto, cujo conjunto arquitetônico, paisagístico e histórico é tombado pelo Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico de Minas Gerais (IEPHA-MG). Nesta etapa do tour, guias do Arquivo Público vão apresentar explicações sobre a localização da praça, que está rodeada pela Avenida do Contorno, e sobre a relevância dessa região para a história da cidade. Além disso, serão destacadas a presença dos rios que passam pela área; a importância de outras praças e parques criados desde o planejamento da capital mineira; e analisadas as alterações que a paisagem urbana vai sofrendo no decorrer de décadas.

Em seguida, os visitantes seguirão para o Palácio Francisco Bicalho, atual sede do Poder Legislativo de Belo Horizonte. Lá, eles terão acesso a informações sobre as outras construções que abrigaram a Câmara Municipal ao longo dos anos, bem como sobre o contexto de criação da atual sede, no Bairro Santa Efigênia, com destaque também para o conceito do projeto Câmara Cultural.

Os participantes ainda serão levados a conhecer as exposições Belo Horizonte ontem e hoje: Poder Legislativo sempre presente e Belo Horizonte da Yara, momento no qual a trajetória da artista Yara Tupynambá será destacada.

Já na sexta-feira (26/1), a equipe do Arquivo Público vai acompanhar o passeio histórico guiado pelas sedes do Legislativo de Belo Horizonte. Os participantes do tour terão à disposição uma van com capacidade máxima para 15 pessoas. A atividade, com duas horas de duração, terá início às 15 horas, com ponto de encontro no hall da presidência da CMBH. 

A primeira parada será na Rua da Bahia, 1.149, endereço da primeira sede da Câmara Municipal (1936 a 1937 e 1947 a 1973) e, desde 2016, Museu da Moda. Nesta etapa, serão apresentadas informações sobre o contexto de criação daquela que foi a primeira casa legislativa do município e acontecerá, ainda, uma visita mediada às exposições disponíveis no Museu da Moda.

Em seguida, o grupo voltará à van e passará pela Rua dos Tamoios, 341, endereço da segunda sede da Câmara Municipal, entre os anos de 1973 e 1988, e que atualmente abriga outra construção. 

Para fechar a atividade, de volta à atual sede, inaugurada em 1988, o grupo vai visitar a exposição Belo Horizonte ontem e hoje: Poder Legislativo sempre presente.

Visite a Câmara

A Escola do Legislativo também vai oferecer um tour guiado. A atividade está marcada para a terça-feira (23/1), das 14 às 16h, e tem como proposta apresentar as atuais dependências da CMBH e explicar o papel do Poder Legislativo.

Oficinas

Também está prevista a realização de três oficinas gratuitas e abertas ao público nos dias 18, 19 e 25 de janeiro, que terão como tema, respectivamente, fotografia; introdução à cerâmica; e a obra do famoso pintor Alberto da Veiga Guignard.

A Oficina de fotografia: como tirar fotografias pelo celular vai contar com a participação dos fotógrafos da Superintendência de Comunicação Institucional (SUPCIN) da Câmara Municipal. A atividade, aberta ao público, será realizada no Plenário Paulo Portugal, na sede do Poder Legislativo, na quinta-feira (18/01), das 14 às 16 horas. Além de construir pontes entre governantes e cidadãos e de aprimorar habilidades individuais, a proposta da oficina é apresentar uma ferramenta estratégica para fortalecer a comunicação e contribuir para a construção de uma sociedade mais conectada e bem informada.

Outra atividade que promete envolver o público é a Oficina de Introdução à Cerâmica, que será realizada na área externa do Restaurante Popular. Marcada para a sexta-feira (19/1), das 13h30 às 15h30, a atividade voltada para o público adulto, vai oferecer até 20 vagas por ordem de chegada. A servidora efetiva Priscila Muniz será a facilitadora.

A área externa do Restaurante Popular também vai abrigar a Oficina Colorindo Guignard, que pretende apresentar o universo guignardiano a partir da reprodução de algumas naturezas mortas para colorir. O objetivo, segundo os organizadores, é renovar o olhar sobre a obra do artista por meio das cores, construindo a percepção estética a partir das releituras que serão feitas pelos próprios participantes. A atividade terá a participação de Wanalyse Emery, do Museu Casa Guignard Ouro Preto e será realizada na quinta-feira (25/1), das 12h às 15h.

Superintendência de Comunicação Institucional