AUDIÊNCIA PÚBLICA

Abrigo de ônibus junto a ciclovia na Pampulha é tema de debate no Legislativo

Colisão com a estrutura feriu ciclista gravemente em outubro do ano passado; solicitação de retirada do abrigo não foi atendida

quarta-feira, 7 Fevereiro, 2024 - 19:00

Foto: Google Maps

A Comissão de Mobilidade Urbana, Indústria, Comércio e Serviços reunirá gestores do trânsito e ciclistas da Pampulha nesta quinta-feira (8/2), às 13h30, no Plenário Helvécio Arantes, para debater a presença de um abrigo de ônibus entre a ciclovia e a pista de circulação da Avenida Otacílio Negrão de Lima, próximo ao número 2797. O intenso movimento de ciclistas, pedestres e usuários do transporte público no trecho aumenta o risco de acidentes. Segundo o requerente da audiência, Jorge Santos (Republicanos), a retirada da estrutura foi solicitada há quatro meses, após uma colisão que feriu gravemente um ciclista, mas o problema ainda persiste, exigindo uma solução. Interessados podem acompanhar o encontro ao vivo pelo canal da Câmara e enviar perguntas e sugestões aos participantes até o encerramento da reunião.

O trecho da Avenida Otacílio Negrão de Lima próximo ao cruzamento com a Avenida Alfredo Camarate e ao estádio Mineirinho é bastante movimentado durante a maior parte do dia, inclusive nos finais de semana. Tendo em vista a existência da ciclovia e do abrigo de ônibus na mesma calçada, nos horários de maior movimento os ciclistas acabam tendo que dividir espaços com usuários das linhas de ônibus que circulam no local. No dia 10 de outubro de 2023, um ciclista se feriu gravemente ao se desviar de um cidadão que chegava ao local e colidir com a estrutura de metal.

Apesar de já ter sido solicitada a remoção do abrigo do local, até o momento o problema não foi resolvido, colocando em risco os ciclistas e as pessoas que aguardam seu ônibus no local. Atuante nas questões que envolvem a Pampulha, o vereador, que também pratica ciclismo na orla, insiste em buscar uma solução junto aos órgãos responsáveis antes que novos acidentes venham a ocorrer.

Para debater a questão com os ciclistas e os parlamentares, são aguardados o superintendente de Mobilidade do Município (Sumob), André Dantas, a presidente da Empresa de Transportes e Trânsito de Belo Horizonte (BHTrans), Júlia Gallo, e a Coordenadora de Atendimento da Regional Pampulha, Maria da Silva Oliveira Fonseca.

Transmissão ao vivo

Em razão das medidas de segurança adotadas pela Câmara após ameaças recebidas por parlamentares, que ainda estão em vigor, apenas vereadores, servidores e convidados podem acompanhar as reuniões presencialmente. Os cidadãos interessados, no entanto, podem assisti-las em tempo real aqui no Portal CMBH ou pelo canal da Casa no YouTube, e enviar suas perguntas, comentários e sugestões aos participantes por meio deste formulário até o encerramento da reunião.

Superintendência de Comunicação Institucional