BH PRA VOCÊ

Plataforma que traduz orçamento ganha nova interface e dados sobre emendas

Opção de interface mais lúdica e intuitiva e acompanhamento de emendas impositivas estão entre as novidades

quarta-feira, 27 Março, 2024 - 17:30
Uma vereadora reunida representante da Fundação Dom Cabral, e equipe da Câmara, totalizando sete pessoas, sentadas à mesa

Abraão Bruck/CMBH

A Fundação Dom Cabral (FDC) apresentou nesta sexta-feira (27/3) à secretária-geral da Mesa Diretora, vereadora Marcela Trópia (Novo), e à equipe técnica da Câmara Municipal a terceira versão, em fase de homologação, da plataforma digital ‘BH pra você’, que torna o orçamento público acessível ao cidadão comum e garante a transparência dos números oficiais de arrecadação e despesas. Entre as novidades, opção de interface mais lúdica e intuitiva e disponibilização de dados para o acompanhamento da execução das emendas impositivas. Confira aqui as funcionalidades da plataforma. 

Renata Vilhena, professora associada da FDC e coordenadora do projeto, enumerou as melhorias: já na página principal, foi desenvolvida uma opção de interface, mais lúdica, acessível e intuitiva, com os mesmos conteúdos da versão mais formal. Também foram criadas sessões para acompanhamento das emendas aprovadas pelos vereadores e para o desempenho das metas físicas da PBH, em áreas como Educação, Saúde e Assistência Social.

A equipe da FDC reforçou que os dados, originários do Executivo, serão disponibilizados de forma que parlamentares e cidadãos não precisem consultar arquivos disponíveis no Portal da Transparência, que muitas vezes são de difícil compreensão. Os desenvolvedores também explicaram que a inserção de conteúdos pelos administradores da plataforma é fácil e a ferramenta é autônoma. Técnicos da Câmara comentaram, ainda, que houve uma mudança de padrão de apresentação de dados do Executivo, que anteriormente discriminava informações como ano e mês na execução do orçamento, o que dificultou a atualização dos dados referentes ao 2º e ao 3º quadrimestre de 2023. Marcela Trópia disse estar muito feliz com o resultado e que irá solicitar a representantes do Executivo os dados padronizados para que a plataforma ‘BH pra você’ seja atualizada. 

Superintendência de Comunicação Institucional

Apresentação de uma nova versão do projeto BH Pra Você