URBANIZAÇÃO

Moradores reivindicam construção de escada no Taquaril há mais de 10 anos

Local é íngreme e sem pavimentação, o que faz com que os moradores fiquem sujos ao transitar e corram o risco de se acidentarem

quinta-feira, 23 Maio, 2024 - 16:45

Foto: Tatiana Francisca/CMBH

A Comissão de Mobilidade Urbana, Indústria, Comércio e Serviços realizou, nesta quinta-feira (23/5), audiência pública para discutir sobre a construção de escada com iluminação que ligue as Ruas Arco-Íris a Rua Joaquim Teixeira dos Anjos no Bairro Taquaril, na Região Leste, a pedido de Loíde Gonçalves (MDB). Moradores da Rua Arco-Íris relataram os inúmeros acidentes ocorridos no local, que é íngreme, ressaltando problemas como falta de iluminação e pavimentação. Representantes da Prefeitura disseram que irão verificar a manutenção dos arredores e que a construção da escada é de responsabilidade da Companhia Urbanizadora e de Habitação de Belo Horizonte (Urbel), que não enviou representantes para a reunião. Loíde Gonçalves disse que irá realizar visita técnica para acionar a Urbel a se pronunciar sobre o assunto. 
 
Loíde disse que a demanda para a construção da escada no local, que é muito íngreme, é muito antiga, e que o local não apresenta qualquer impedimento legal para a iniciativa. “É um descaso por parte da Prefeitura e um desrespeito ao Estatuto do Pedestre, por isso solicitamos uma resposta positiva do Executivo”, afirmou. 
 
Moradores contaram as inúmeros dificuldades para transitar entre as ruas mencionadas, citando a terra que provoca sujeira e relatando acidentes envolvendo quedas. Eles explicaram que há mais de dez anos a rua não foi finalizada para manter a área verde existente, com a promessa de construção de escada por parte do Executivo, o que não aconteceu. 
 
Ausência de representantes da Urbel
 
A gerente do Departamento de Manutenção das Regionais, Janaína Falleiros, afirmou que a parte da área na qual os moradores reivindicam a construção de uma escada é classificada como Zona Especial de Interesse Social (Zeis) e de responsabilidade da Urbel. Moradores disseram que a escada próxima ao rio, situada em uma área de atuação do departamento, precisa de medidas como manutenção de degraus e do corrimão. Representando o gabinete da Coordenadoria de Atendimento Regional Leste, Marcos William disse que a regional irá fazer a manutenção desse local. 
 
Enfatizando que o Estatuto do Pedestre garante o direito ao trânsito dos cidadãos e a Prefeitura tem se omitido na construção da escada em debate, Loíde Gonçalves disse que irá fazer uma visita técnica para dar prosseguimento aos trabalhos solicitando, a presença da Urbel, e solicitou à gerente do Departamento de Manutenção das Regionais um relatório soobre as condições do local. 
 
Superintendência de Comunicação Institucional

Audiência pública para discutir sobre a construção de escada, com iluminação pública, que ligue as Ruas Arco-Íris a Rua Joaquim Teixeira dos Anjos no Bairro Taquaril - 14ª Reunião - Ordinária - Comissão de Mobilidade Urbana, Indústria, Comércio e Serviços