AUDIÊNCIA PÚBLICA

Falta de profissionais especializados em UPAs é tema de debate nesta quinta (28)

Em pauta, deficiências apontadas nas áreas de pediatria, cirurgia geral e ortopedia nas nove Unidades de Pronto Atendimento de BH

 

quarta-feira, 27 Novembro, 2024 - 18:45
Placa na entrada da UPA Centro-Sul

Cláudio Rabelo/CMBH

A rede de saúde pública de Belo Horizonte conta com nove Unidades de Pronto Atendimento (UPAs), uma em cada região administrativa. Junto com às unidades básicas, elas são as portas de entrada para o atendimento gratuito à população pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Uma constante em relação aos serviços prestados nesses locais, no entanto, são as queixas dos usuários, seja pelas longas filas enfrentadas ou pela falta de profissionais especializados. Para debater formas de suprir a carência de pessoal e organizar melhor as áreas de pediatria, cirurgia geral e ortopedia nas UPAs, Dr. Bruno Pedralva (PT) requereu à Comissão de Saúde e Saneamento a realização de audiência pública nesta quinta-feira (28), às 13h, no Plenário Camil Caram. A reunião é aberta ao público e pode ser acompanhada ao vivo no local ou pelo canal da CMBH no YouTube.

De acordo com o requerente, que também é médico da rede pública, o atendimento nessas três especialidades precisa ser redimensionado. Dr. Bruno Pedralva afirma que nem todas as unidades dispõem, por exemplo, de três pediatras na escala de plantão ou mesmo atendimento de ortopedia. Além disso, as condições de trabalho e a organização do atendimento desses profissionais, segundo ele, também precisam de atenção. O parlamentar cita, entre outras, a necessidade de aumento do número de técnicos de radiologia para realizar exame de raio x nas UPAs que contam com profissionais da ortopedia”. O encontro dve abordar, ainda, a composição das equipes, os papéis de cada especialista e a sua distribuição pelo município.

Participantes

Além do secretário municipal de Saúde, Danilo Borges Matias, foram convidados para o debate representantes do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de BH (Sindibel), Sindicato dos Médicos de Minas Gerais (Sinmed-MG), Sociedade Mineira de Pediatria e Conselho Municipal de Saúde, entre outros. Os presidentes dos conselhos Distritais de Saúde do Barreiro, Centro-Sul, Leste, Nordeste, Noroeste, Norte, Oeste, Pampulha e Venda Nova também foram chamados para falar da situação atual em suas regionais.

Superintendência de Comunicação Institucional