Problemas de drenagem motivam visitas técnicas em diferentes bairros de BH
Preservação de terrenos com valor histórico e reformas em praças também são temas de requerimentos
Foto: Dara Ribeiro/CMBH
A temporada de chuvas só está começando, mas os problemas que o excesso de água podem causar já são preocupação dos vereadores. Em reunião da Comissão de Meio Ambiente, Defesa dos Animais e Política Urbana, realizada nesta segunda-feira (4/11), foram aprovados nove pedidos de visitas técnicas, sendo cinco relacionados a problemas de drenagem e risco de alagamentos. Além desses, foram deferidos outros seis requerimentos, dentre eles pedidos de informações para verificar a viabilidade de revitalização de praças; a utilização de terrenos desocupados; e o valor histórico e patrimônio material de região no Barreiro. Confira aqui o resultado completo da reunião.
Alagamentos
Irlan Melo (Republicanos) é autor de dois requerimentos para visitas técnicas, a fim de verificar as condições de sistema de drenagem de águas pluviais em vias dos bairros Betânia e Alto Vera Cruz. Para ambos os casos, a justificativa é de que as águas das chuvas não têm vazão suficiente e causam alagamento, prejudicando moradores. Serão convidados para acompanhar a visita representante da Secretaria Municipal de Governo, da Secretaria de Obras e Infraestrutura (Smobi), da Superintendência de Desenvolvimento da Capital (Sudecap) e das Coordenações de Atendimento das respectivas regionais.
Outra solicitação foi de Marcos Crispim (DC) para o bairro Pompeia, onde, segundo requerimento, o sistema de drenagem pluvial precário prejudica o escoamento das águas, resultando no alagamento de vias, casas e comércios e trazendo dificuldade de locomoção, bem como prejuízos e riscos aos moradores e comerciantes. O vereador também solicitou o convite de representantes da Sudecap, Smobi, da Regional Leste e da Copasa, com o objetivo de identificar os problemas apontados e apresentar medidas mitigatórias por meio de estudo técnico e projeto.
Obras de pavimentação e drenagem inacabadas motivaram solicitação de visita à rua Sebastião Moreira, no bairro Tirol. Autor do requerimento, Wanderley Porto (PRD) diz que o pedido visa “verificar as péssimas condições da rua que têm causado diversos transtornos aos moradores, pedestres e motoristas”. Como sugestões de convidados estão a Coordenadora de Atendimento Regional do Barreiro, representantes da Gerência Regional de Manutenção (Germa) e da Copasa.
Já Wagner Ferreira (PV) fará visita a uma residência no bairro Jardim Leblon, onde uma nascente tem causado problemas de alagamento e possíveis danos estruturais ao imóvel, o que gera preocupações quanto à segurança dos moradores. Foram sugeridos convites a representantes da Defesa Civil de Belo Horizonte, da Companhia Urbanizadora e de Habitação (Urbel), da Germa e Copasa.
Patrimônio histórico
A preservação de árvore centenária e de terreno que foi sede da Ex-Colônia Vargem Grande, na região do Barreiro, está pautada em pedido de informações realizado por Iza Lourença (Psol). A parlamentar encaminhou perguntas à Prefeitura de Belo Horizonte, à Secretaria Municipal de Meio Ambiente (SMMA), à Diretoria de Patrimônio Cultural (DIPC-FMC) e ao Conselho Deliberativo do Patrimônio Cultural do Município de Belo Horizonte. É questionada a existência de estudo em andamento acerca do valor histórico da região, do patrimônio material e solicitadas informações em relação à proteção e preservação de uma árvore centenária da espécie Ficus, que remete ao período anterior à ocupação e construção de Belo Horizonte.
Playground e academia em praça
A revitalização da Praça Enfermeira Geralda Marra, no bairro São João Batista, será objeto de análise em vista de Loíde Gonçalves (MDB). A ideia é a instalação de uma academia a céu aberto e um playground. A vereadora também irá a outras duas praças, no bairro Novo Tupi. O objetivo será verificar a viabilidade da realocação e manutenção dos brinquedos situados na Praça Gabriel Cipriano da Cruz, bem como providenciar a reforma dos bancos da Praça Quatro Mil Setecentos e Noventa e a vistoria de uma árvore no local. Nos dois casos foi sugerida a presença de representantes das respectivas regionais (Venda Nova e Pampulha).
Assista à íntegra da reunião.
Superintendência de Comunicação Institucional