Indicação sugere integração de radares com sistema de monitoramento da PM
Vereadores também querem averiguar entorno da EMEI Primeiro de Maio e acesso aos bairros Pilar e Olhos D´água

Foto: Agência Senado
Os radares e câmeras de monitoramento de Belo Horizonte podem contribuir para a identificação imediata de irregularidades como registros de furtos e roubos e até ordens de prisão em aberto contra proprietários dos veículos. Para indicar essa possibilidade à Prefeitura de Belo Horizonte, foi aprovado requerimento de comissão assinado pelo vereador Sargento Jalysson (PL) durante reunião da Comissão de Mobilidade Urbana, Comércio, Indústria e Serviços, realizada na tarde desta quinta-feira (13/3). A Comissão também aprovou visita técnica para averiguar problemas de acesso aos bairros Pilar e Olhos D'água, pedidos de informação sobre segurança viária no entorno da EMEI Primeiro de Maio e requerimentos acerca de providências em caso de atropelamento de animais, entre outros. Confira aqui o resultado completo da reunião.
Próximos editais
Na apresentação de indicação, Sargento Jalyson sugere que sejam incluídas nas especificações técnicas dos próximos editais de licitação para radares de velocidade e monitoramento de segurança do município a exigência de que os equipamentos sejam dotados da tecnologia embarcada necessária à efetiva integração ao Sistema Hélios da Polícia Militar de Minas Gerais. Conforme o requerimento, “o Sistema Helios é uma tecnologia avançada de monitoramento em tempo real que utiliza o sistema eletrônico de reconhecimento de placas de veículos (License Plate Recognition, LPR), permitindo a identificação imediata de irregularidades”. Assim, de acordo com o parlamentar, quando situações como furto, roubo ou ordem de prisão forem detectadas, os radares e as câmeras de monitoramento acionam automaticamente a PM, garantindo uma resposta rápida e eficaz no combate à criminalidade.
Segurança viária
Direcionado à Prefeitura de BH, Secretaria Municipal de Governo, Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana e Empresa de Transportes e Trânsito de Belo Horizonte (BHTrans), o pedido de informação de Dr. Bruno Pedralva (PT) visa averiguar ações da Prefeitura para aumentar a segurança viária nas proximidades da EMEI Primeiro de Maio (na Rua Cinco de Julho, 119, Providência). Conforme o requerimento do parlamentar, no entorno da escola são constantemente observados problemas como excesso de velocidade e estacionamento irregular. A falta de uma travessia de pedestres sinalizada colocaria em risco a segurança das crianças, famílias e funcionários que precisam atravessar a rua para acessar a portaria principal da instituição.
Pilar e Olhos d´água
Também foi aprovada pela Comissão uma visita técnica solicitada pelo vereador Wanderley Porto (PRD). O objetivo é avaliar as condições de acesso aos bairros Pilar e Olhos D'água. De acordo com a justificativa do parlamentar, existe apenas uma via de acesso para os dois bairros, o que tem gerado grandes transtornos aos moradores, especialmente em horários de pico e situações emergenciais. A visita foi agendada para o dia 21 de março, às 10h. O ponto de encontro será a rua São Pedro da Aldeia, Bairro Pilar, nº 55 (em frente ao CS Pilar / Olhos D´água).
Atropelamento de animais
Um cão foi atropelado e morto por um ônibus da linha 5035 (Zoológico / Hospitais Via Serrano) no dia 9 de março no bairro Padre Eustáquio. O motorista não prestou socorro ao animal e seguiu viagem. O fato, registrado por câmeras de segurança, motivou pedido de informação direcionado à BHTrans e assinado por Osvaldo Lopes (Republicanos). Entre outros questionamentos, o parlamentar quer saber quais protocolos são adotados pelas empresas concessionárias do transporte público municipal nesses casos e se o motorista da linha 5035 envolvido no atropelamento foi identificado.
Confira o vídeo com a íntegra da reunião.
Superintendência de Comunicação Institucional