AUDIÊNCIA PÚBLICA

Perturbação do sossego na Av. Guarapari é tema de reunião na segunda (1º/9)

Comissão quer discutir os impactos causados pelas festas e brigas que ocorrem na via localizada na região da Pampulha

sexta-feira, 29 Agosto, 2025 - 15:15
vista da rua guarapari com avenida portugal, em belo horizonte

Foto: Google Street View

A Avenida Guarapari, no Bairro Santa Amélia, Região da Pampulha, é conhecida por sediar festas e pela variedade de bares. O barulho excessivo, porém, tem incomodado os moradores, que relatam episódios de violência e uso de drogas. Na próxima segunda-feia (1º/9), a Comissão de Administração Pública e Segurança Pública vai realizar uma audiência para debater os impactos sociais, econômicos e de segurança causados pelas festas, que não teriam autorização para sua realização. Sargento Jalyson (PL), que solicitou o encontro, destaca que os comerciantes e moradores da região têm denunciado, "de forma recorrente", a ocorrência de bailes funk e eventos clandestinos conhecidos como "fluxos". Para debater o assunto, foram convidados representantes do Executivo municipal, do Ministério Público, da Guarda Municipal, e das polícias Militar e Civil. A reunião ocorrerá no Plenário Helvécio Arantes, às 10h, e pode ser acompanhada presencialmente ou de forma remota pelo portal ou canal da CMBH no YouTube.

Insegurança

De acordo com Sargento Jalyson, relatos afirmam que os eventos têm se intensificado durante as madrugadas e fins de semana, o que tem gerado “insegurança, tráfico de drogas, uso ostensivo de entorpecentes, consumo de bebidas alcoólicas por menores e confrontos com a Polícia Militar”. O parlamentar ressalta ainda que a situação traz "grave impacto" à vida dos moradores, à ordem pública e à atividade econômica da região.

“Diante da gravidade dos fatos, faz-se necessária a realização desta audiência pública, com o objetivo de debater soluções e estratégias de enfrentamento por parte do poder público municipal e estadual, bem como propor ações integradas entre órgãos de segurança, fiscalização e urbanismo”, defende Sargento Jalyson.

Convidados

A lista de convidados para a reunião conta com representantes do Conselho Tutelar da Regional Pampulha, da Promotoria de Justiça da Infância e Juventude do Ministério Público de Minas Gerais, da Secretaria Municipal de Política Urbana, da Vigilância Sanitária Pampulha e da Empresa de Transporte e Trânsito de Belo Horizonte (BHTrans). Foram convidados também o comandante da Guarda Civil Municipal de Belo Horizonte, Júlio César Pereira de Freitas; o comandante do 49º Batalhão de Polícia Militar de Minas Gerais, Tenente Coronel Miquéias de Souza Lima; a delegada-geral e chefe da Polícia Civil do Estado, Letícia Baptista Gamboge Reis; e a administradora da regional Pampulha, Neusa Maria Fonseca.

Superintendência de Comunicação Institucional