Em audiência, comissão vai tratar da prestação de contas da PBH Ativos
Fechamento de parque na Região Noroeste também será tema de reunião
Fechamento de parque na Região Noroeste também será tema de reunião - Foto: Rafa Aguiar
A Comissão de Orçamento e Finanças da Câmara de BH aprovou requerimento para realização de audiência pública de prestação de contas da PBH Ativos S/A, empresa de capital fechado que gere parcerias público-privadas e contribui para a execução das políticas municipais. A deliberação ocorreu nesta segunda-feira (11/4), quando o colegiado também se pronunciou favoravelmente à realização de audiência para tratar do fechamento do Parque Aeroporto Carlos Prates.
Criada em 2011, a PBH Ativos é um empresa controlada pelo Município. Além deste, também são acionistas da entidade a Empresa de Informática e Informação do Município de Belo Horizonte (Prodabel) e a Empresa de Transportes e Trânsito de BH (BHtrans). A proposta é que em audiência pública agendada para as 14h do dia 1º de junho, a empresa apresente aos vereadores e à comunidade as contas dos anos de 2014 e 2015. Adicionalmente, a comissão pretende ouvir ainda esclarecimentos sobre os planos de investimento da PBH Ativos para os próximos dois anos, além de ter acesso ao balanço patrimonial da empresa e à lista de imóveis a ela cedida pela prefeitura. O requerimento para a audiência foi apresentado pelos vereadores Gilson Reis (PCdoB) e Pedro Patrus (PT).
Parque do Aeroporto
Também nesta segunda-feira, a Comissão de Orçamento e Finanças aprovou a realização de audiência pública para tratar do eventual fechamento do Parque Maria do Socorro Moreira, mais conhecido como parque Aeroporto Carlos Prates, situado na Região Noroeste de BH. A atividade ficou marcada para o dia 16 de maio, às 13h, no Plenário Amynthas de Barros. O parque tem quase 100 mil m² e abriga pista de skate, quadra poliesportiva e campo de futebol. O terreno, contudo, é de propriedade da Infraero, que o cedeu à PBH.
De acordo com o requerente da audiência, vereador Jorge Santos (PRB), notícias veiculadas pela imprensa dariam conta de que a prefeitura pode devolver a área em breve, o que criaria o risco de fechamento do parque. “Trata-se de um espaço frequentado pelas famílias da região. É um local importante para o esporte e para o lazer na comunidade, inclusive por muitas crianças e adolescentes, já que ali funcionam duas escolinhas de futebol”, destacou o parlamentar.
O objetivo, diante disso, é que a audiência pública abra portas para esclarecer a situação, permitindo à comunidade conhecer com mais clareza as perspectivas para o futuro do equipamento.
Estiveram presentes na reunião os vereadores Jorge Santos, Vilmo Gomes (PSB) e Henrique Braga (PSDB).
Veja o vídeo na íntegra.
Superintendência de Comunicação Institucional