Comissão cobra lista de creches conveniadas que não receberam repasses na pandemia
Nesta quinta, também foram ouvidos representantes do Executivo e do Shopping Oiapoque
Foto: Bernardo Dias / CMBH
Novo pedido de informação à Prefeitura sobre repasse de recursos a creches conveniadas durante o período da pandemia será encaminhado pela Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Covid-19, conforme requerimento aprovado nesta quinta-feira (9/9). Desta vez, será solicitada lista de creches que não receberam valores. Outros quatro pedidos foram aprovados pela CPI na semana passada relativos a repasses, execução e preparação de plano de trabalho e reformas de creches, Emeis e escolas no contexto pandêmico.
Além do requerimento aprovado nesta quinta, foi assinado anteriormente também por José Ferreira (PP) pedido de informação à PBH sobre os critérios utilizados pela Secretaria Municipal de Educação (Smed) na escolha de creches que receberam repasses trimestrais durante a pandemia. O vereador afirmou que alguns repasses não foram feitos, indagando sobre a destinação do dinheiro, que deveria ser enviado às instituições. Segundo ele, conforme resposta do Executivo a questionamento da comissão, quase todas as creches receberam repasses. Contudo, de acordo com o parlamentar, a secretária municipal de Educação, Ângela Dalben, afirmou em oitiva no último dia 22 de julho que todas haviam recebido valores para fazer a adequação sanitária.
Outros dois requerimentos aprovados em reunião anterior, que tratam de repasses para as creches, questionam a falta de planejamento da Smed em relação à distribuição dos recursos para as intervenções necessárias para adaptar os locais aos protocolos de contenção do coronavírus. Segundo José Ferreira, constata-se uma diferença entre os valores entregues às creches para pequenos reparos; alguns repasses foram maiores.
Assista ao vídeo da reunião na íntegra.
Superintendência de Comunicação Institucional