Comissão busca revitalização de campos de futebol da Prefeitura
Vereadores querem grama sintética e playground; projeções da Virada Cultural também foram tema de pedido de informação
Foto: Tatiana Francisca/CMBH
Campos de futebol das regionais Norte e Nordeste de BH foram tema de pedidos de informação à Prefeitura e agendamento de visita técnica na reunião da Comissão de Educação, Ciência, Tecnologia, Cultura, Desporto, Lazer e Turismo desta quarta-feira, 30 de outubro. O objetivo é incentivar o poder público a revitalizar os espaços, que são utilizados pelos moradores do entorno. Durante o encontro, presidido pela Professora Marli (PP), a comissão também aprovou envio de pedido de informação ao Executivo questionando mensagens de teor político que teriam sido projetadas em edifícios do centro durante a Virada Cultural, em agosto. Confira o resultado completo da reunião.
Esporte para todos
Assinados por Loíde Gonçalves (MDB), três requerimentos aprovados na reunião buscam melhorias em campos de futebol da cidade. Em relação ao Campo de Futebol do Cigano, localizado no bairro São Gabriel, região Nordeste, o documento questiona se o espaço pertence à Prefeitura e se há previsão de intervenções ou revitalização do local. Sobre o Campo Providência, no bairro Minaslândia, região Norte, o requerimento questiona se já existe projeto de implantação de grama sintética no espaço, e, em caso negativo, quais razões impediriam essa melhoria.
Já o Campo Madalena, no bairro Jardim Felicidade, região Norte, será visitado pelos parlamentares no dia 12 de novembro, às 13h30, para que os parlamentares avaliem a possibilidade de instalação de brinquedos para crianças e a viabilidade de readequação dos equipamentos da Academia a Céu Aberto que já existe no local. Os Requerimentos de Comissão 2168/2024, 2169/2024 e 2167/2024 podem ser acessados no Portal da CMBH.
Hoje em Belo Horizonte existem mais de 700 equipamentos públicos disponíveis para a prática de atividades físicas e de lazer, entre academias, campos, ginásios poliesportivos e pistas de skate. Dentre eles, cerca de 120 são campos de futebol e futebol society espalhados pelas nove regionais da cidade.
Mensagens políticas na Virada Cultural
As projeções em prédios do centro da capital durante a última edição da Virada Cultural, em agosto deste ano, também foram tema de pedido de informação ao Executivo. Por meio do Requerimento de Comissão 2173/2024, de autoria de Fernanda Pereira Altoé (Novo), os parlamentares questionaram mensagens com conteúdo político que teriam sido projetadas em fachadas de prédios como parte da programação do evento. Prints de registros feitos por perfis do Instagram fazem parte do documento. As projeções contêm frases como “Salve a Serra do Curral”, “Comida para quem tem fome” e “Gente é pra brilhar”, uma foto do presidente Lula e uma estrela vermelha.
A Virada Cultural é uma programação anual da Prefeitura de BH que oferece shows, teatro, sessões de cinema e apresentações artísticas diversas gratuitamente durante 24 horas ininterruptas. A 9ª edição, de 2024, foi realizada em parceria com o Instituto João Ayres, com custo total de 2,4 milhões de reais.
Superintendência de Comunicação Institucional