Criados mais dois blocos: Defesa da Família e Independência Democrática
Onze líderes já foram definidos. Até esta terça (14/1), apenas um partido com única representação não integrava nenhum bloco
Foto: Karoline Barreto/CMBH
Continuam as movimentações para a formação de blocos partidários e para a definição de líderes de bancadas para a 20ª Legislatura (2025-2028) da Câmara Municipal de Belo Horizonte. Até esta terça (14/1), mais dois blocos foram criados: Defesa da Família (Democracia Cristã e Partido da Mobilização Nacional) e Independência Democrática (Partido da Renovação Democrática, Solidariedade, Cidadania e Partido Verde). Eles se somam aos dois blocos criados anteriormente: BH Democrática (Partido Comunista do Brasil e Partido Democrático Trabalhista) e BH Merece Mais (Avante e Movimento Democrático Brasileiro). Com os novos agrupamentos, agora são oito bancadas, além da feminina, composta pelas 12 parlamentares eleitas em 2024. Entre os partidos com apenas uma representação – e que por isso não formam bancada – apenas o União Brasil, da vereadora Janaina Cardoso, não integra nenhum bloco.
Onze blocos e bancadas já definiram seus líderes:
- Edmar Branco (PCdoB) será o líder do Bloco BH Democrática, que conta com Bruno Miranda (PDT) como vice-líder.
- Loíde Gonçalves (MDB) é a líder do Bloco BH Merece Mais, composto ainda por Cleiton Xavier (MDB) e Juninho Los Hermanos (Avante).
- Flávia Borja (DC) irá liderar o Bloco Defesa da Família, que tem na vice-liderança Neném da Farmácia (PMN)
- Dra. Michelly Siqueira (PRD) lidera o Bloco Independência Democrática. Na vice-liderança está Rudson Paixão (SDD). O bloco conta também com Wanderley Porto (PRD), Diego Sanches (SDD), Leonardo Ângelo da Itatiaia (Cidadania) e Wagner Ferreira (PV).
- Braulio Lara lidera a bancada do Novo, com Fernanda Pereira Altoé e Trópia
- Helinho da Farmácia é o líder da bancada do Partido Social Democrático (PSD), com Helton Júnior na vice-liderança e Maninho Felix.
- A bancada do Psol terá Cida Falabella como líder e Iza Lourença vice-líder, além de Juhlia Santos.
- Pedro Patrus lidera a bancada do PT, que conta também com Dr. Bruno Pedralva, Luiza Dulci e Pedro Roussef.
- O líder da bancada do Podemos, que conta com Lucas Ganem e Professor Juliano Lopes, é José Ferreira.
- A bancada do PL é liderada por Sargento Jalyson. Na vice-liderança está Cláudio do Mundo Novo. Marilda Portela, Pablo Almeida, Uner Augusto e Ville completam o quadro.
- Irlan Melo lidera a bancada do Republicanos, da qual fazem parte também Arruda e Osvaldo Lopes.
Prerrogativas
O uso da palavra a qualquer momento durante a reunião do Plenário, por tempo não superior a cinco minutos, a fim de tratar de assunto relevante ou para responder a crítica dirigida à bancada que liderar – observadas regras regimentais, como a impossibilidade de usar esse direito durante discussão ou votação de proposição –, está entre as prerrogativas dos líderes de bancada ou de partidos. Além disso, de acordo com o Regimento Interno da CMBH, os líderes podem indicar os membros das comissões permanentes, de comissão parlamentar de inquérito e das comissões especiais. Podem ainda participar do Colégio de Líderes, que funciona como órgão consultivo, e apresentar emendas de 2º turno.
Não há prazo regimental para a escolha de líderes e vice-líderes de bancadas e blocos. A exceção é em relação à Bancada Feminina, que deve indicar à Mesa Diretora o nome de sua líder até cinco dias após o início de cada sessão legislativa ordinária.
Superintendência de Comunicação Institucional