REUNIÃO COM CONVIDADOS

Inovações no combate à violência de gênero em discussão na quinta (24)

Comissão de Mulheres convida instituições de Justiça para discutir ações de enfrentamento a agressões físicas e psicológicas

terça-feira, 22 Abril, 2025 - 14:30
mulher branca com braço esticado na frente do rosto com a mão em sinal de pare

Foto: Freepik

A Comissão de Mulheres reunirá, na próxima quinta-feira (24/4), às 9h30, representantes do Tribunal de Justiça, Ministério Público e Defensoria Pública de Minas Gerais para discutir ações de enfrentamento à violência de gênero. O colegiado quer saber quais inovações essas instituições têm realizado, por meio de seus núcleos especializados no enfrentamento à violência contra a mulher. O encontro, solicitado por Luiza Dulci (PT), será no Plenário Helvécio Arantes. Cidadãos interessados no tema podem acompanhar a reunião presencialmente ou de forma remota, no portal ou no canal da Câmara no YouTube.

Para o debate, foram convidadas as titulares ou representantes da Coordenadoria da Mulher Vítima de Violência Doméstica e Familiar do Tribunal de Justiça de Minas Gerais; do Centro de Apoio Operacional às Promotorias de Justiça de Combate à Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher do Ministério Público de Minas Gerais; e do Núcleo de Defensoria Especializada na Defesa dos Direitos das Mulheres em Situação de Violência. As parlamentares querem saber quais as inovações realizadas pelas respectivas instituições no enfrentamento à violência de gênero; qual o andamento dos processos em curso, seus limites e avanços; além de dados atualizados sobre casos de violência na capital e no estado de Minas Gerais.

No requerimento em que solicita a reunião, Luiza Dulci aponta que as instituições públicas e privadas, bem como a sociedade civil organizada, devem buscar “inovar” na agenda de enfrentamento à violência de gênero. Para ela, além de prejudicar a vida das mulheres, casos de agressões físicas ou psicológicas fazem com que o Brasil “não atinja o grau civilizatório almejado pela maior parte de sua população”.

Superintendência de Comunicação Institucional