Como participar do projeto Rede de Conversas?
Os professores interessados podem agendar os encontros pelo e-mail seccid@cmbh.mg.gov.br. As reuniões podem ocorrer de segunda a sexta, das 9h às 11h e das 13h às 17h. Clique aqui para mais informações.
Os professores interessados podem agendar os encontros pelo e-mail seccid@cmbh.mg.gov.br. As reuniões podem ocorrer de segunda a sexta, das 9h às 11h e das 13h às 17h. Clique aqui para mais informações.
Realizado em parceria com a Escola Judiciária Eleitoral – EJE do Tribunal Regional Eleitoral de Minas Gerais (TRE-MG), o projeto Rede de Conversas promove encontros presenciais ou virtuais abertos à participação de escolas municipais, estaduais e particulares de Belo Horizonte.
O Câmara EJA é aberto a estudantes da Educação de Jovens e Adultos (EJA), matriculados na rede pública municipal de ensino de Belo Horizonte. O programa recebe estudantes de várias idades (adolescentes, jovens, adultos e idosos).
Criado em 2019, o projeto Câmara EJA oferece aos estudantes da modalidade Educação de Jovens e Adultos (EJA) da rede pública municipal um programa formativo sobre o papel do Poder Legislativo na fiscalização de políticas públicas. Os encontros são realizados nas escolas participantes e na sede da Câmara Municipal de Belo Horizonte. Saiba mais.
Para participar da visita guiada gratuita à Câmara de BH, escolas, associações, entidades ou indivíduos devem se inscrever por meio do formulário online disponível na aba 'Educação cidadã' do menu principal do Portal da CMBH, na opção 'Agende sua Visita'. Para mais informações, ligue para (31) 3555-1312.
O projeto Visite a Câmara, realizado pela Escola do Legislativo, oferece uma visita guiada a cidadãos, grupos, instituições ou segmentos sociais interessados em conhecer a estrutura do Palácio Francisco Bicalho e o funcionamento do processo legislativo, mediante agendamento prévio.
Após a solenidade de posse dos vereadores mirins da edição, com mandato de um ano, a Câmara Mirim realiza reuniões mensais nas quais os participantes aprendem sobre o Poder Legislativo, suas funções e processos, exercitam habilidades de oratória e debatem os problemas de suas comunidades. Após a eleição dos membros da Mesa Diretora e das comissões temáticas, são realizadas audiências públicas e reuniões plenárias simuladas.
As eleições dos vereadors mirins ocorrem nas instalações de cada escola participante, precedidas de campanhas eleitorais, e reproduz os procedimentos de uma seção eleitoral, com cadastramento de eleitores, mesários selecionados pela instituição de ensino e urnas eletrônicas cedidas pelo TRE-MG.
Em cada escola, cada turma do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental escolhe um colega com idade entre 11 e 15 anos para concorrer ao cargo de vereador mirim. Assim, o número de candidatos em cada instituição será proporcional ao número de turmas (se a escola tem dez turmas, terá dez candidatos; se tem quinze turmas, terá quinze candidatos, e assim por diante).
Cabe a cada escola participante indicar um professor e dar condições para que este acompanhe os vereadores mirins e desenvolva, com eles, os trabalhos decorrentes. Também cabe à escola fornecer espaço, condições materiais e suporte para o desenvolvimento das atividades internas e arcar com o transporte de ida e volta dos alunos e do professor às sessões realizadas na Câmara Municipal.