A atual Câmara Municipal de Belo Horizonte (CMBH) está localizada na Avenida dos Andradas no bairro Santa Efigênia, no entanto, a instituição já ocupou outros espaços ao longo da história da capital mineira. A primeira sede da CMBH localizava-se na esquina da Rua da Bahia com a Avenida Augusto de Lima, no prédio inaugurado em 1914 para abrigar o Conselho Deliberativo da capital. Embora os Conselhos Deliberativo e Consultivo tenham exercido parte da função legislativa da cidade, a primeira Câmara foi criada somente em 1936. Sediada no prédio da Rua da Bahia, ela existiu por apenas um ano e, em 1937, foi fechada como consequência do Golpe do Estado Novo. No ano de 1947, a Câmara Municipal retomou os seus trabalhos e passou a deliberar sobre a cidade no mesmo espaço onde havia funcionado antes do fechamento.
A partir de 1973, entretanto, a CMBH ganhou nova localização e foi transferida para a Rua dos Tamoios, número 341, no prédio que havia abrigado até então a Assembleia Legislativa de Minas Gerais. Neste endereço, permaneceu por 15 anos e, em 1988, foi transferida para a atual sede na Avenida dos Andradas. A primeira edificação a abrigar a CMBH é, atualmente, sede do Museu da Moda; já o prédio da Rua dos Tamoios foi demolido. A exposição conta com imagens e projetos arquitetônicos das três sedes.
Sérgio Ferrara apresentando o projeto de construção do prédio da CMBH na Prefeitura de Belo Horizonte. 1987. Fonte: APCBH/ Fundo CMBH.