Entrega do Grande Colar homenageia Tancredo Neves

Em reunião solene realizada na noite de segunda-feira, 23 de agosto, no Plenário Amynthas de Barros da Câmara Municipal de Belo Horizonte, 58 pessoas e instituições receberam o Grande Colar do Mérito Legislativo Municipal Tancredo de Almeida Neves. Além de reconhecer a relevância dos serviços prestados pelos agraciados ao Município, a premiação deste ano homenageou o ex-presidente Tancredo Neves por ocasião do centenário de seu nascimento.
No discurso de abertura do evento, a presidente da Câmara Municipal, vereadora Luzia Ferreira (PPS), destacou a estatura política e humana do patrono deste ano, apontado como uma das mais importantes personalidades da história de Minas e do Brasil. A presidente enfatizou a luta constante e incansável de Tancredo Neves como defensor das instituições democráticas, mencionando pontos relevantes da trajetória do homenageado.
Luzia disse que o Legislativo foi a principal arena da atuação política do ex-presidente, que se iniciou na política como vereador em sua cidade natal, São João Del Rey, e cumpriu diversos mandatos como deputado estadual, federal e senador ao longo de seus 50 anos de carreira. Tancredo também ocupou o cargo de Primeiro-Ministro durante o curto período em que vigorou o parlamentarismo no país.
Para ilustrar a relevância do Parlamento para Tancredo Neves, Luzia reproduziu as palavras de Tancredo em um discurso em 1980, em pleno regime militar: “é da vitalidade do Legislativo que se julga da força de um regime democrático. Quando inoperante, expressa a precariedade do regime que espelha e serve. Mas, se forte, respeitado e fecundo, está refletindo o vigor das instituições democráticas que nele se sustentam e dele recebem a seiva de seu vigor”.
Dando prosseguimento à homenagem, após exibição de vídeo sobre a trajetória política de Tancredo, a presidente entregou placa comemorativa à família do patrono, recebida por sua neta, Andréa Neves. A jornalista, também uma das agraciadas com o Grande Colar por sua atuação à frente do Serviço Voluntário de Assistência Social (SERVAS), fez um agradecimento emocionado em que relembrou o protagonismo do avô em episódios importantes da história do Brasil, que culminaram com sua condução ao mais alto posto da nação, que não chegou a ocupar devido à sua morte.
Reconhecimento Público
Luzia Ferreira também agradeceu, em nome da Casa e da cidade, aos 58 homenageados da noite, que incluíram senadores, deputados federais, secretários municipais, advogados e autoridades do Judiciário Estadual, das Polícias Civil e Militar, professores, jornalistas, médicos, engenheiros, religiosos, empresários e outras personalidades que se destacaram, em suas respectivas áreas de atuação, para o engrandecimento da cidade. Destes, 18 foram indicados pelo Conselho de Agraciamento, formado pelos membros da Mesa Diretora da Casa, e demais por cada um dos vereadores. (Clique para ver a lista completa dos homenageados)
A cerimônia foi transmitida ao vivo pela TV Câmara e pela WebCâmara. Antes do início da sessão, os vereadores tiveram a oportunidade de manifestar-se sobre as razões de sua indicação, enquanto os homenageados expressavam os agradecimentos e a honra que sentiam com a escolha de seus nomes.
Conheça histórias e declarações de alguns homenageados
Homenageados falam de democracia e avanços sociais
ASSISTA VÍDEO DA SOLENIDADE NA ÍNTEGRA
Responsável pela Informação: Superintendência de Comunicação Institucional.