INOVAÇÃO INSTITUCIONAL

Diretoria e chefes de gabinete se reúnem para aprimorar serviços da Casa

Pela primeira vez, Câmara terá colegiado de chefes de gabinete

segunda-feira, 4 Fevereiro, 2013 - 00:00
Presidente da CMBH, Léo Burguês, e diretor-geral, José Lincoln Magalhães

Presidente da CMBH, Léo Burguês, e diretor-geral, José Lincoln Magalhães

O presidente Léo Burguês de Castro (PSDB), a Diretoria Geral (DIRGER) e os demais diretores da Câmara se reuniram nesta segunda-feira (2/2) com os chefes de gabinete para identificar, debater e propor soluções às demandas administrativas que afetam o trabalho dos vereadores. Essa foi a primeira de uma série de reuniões mensais, que fazem parte do projeto “Colegiado de Chefes de Gabinete”, inovação institucional promovida pela DIRGER com o objetivo de promover o fluxo contínuo de informações e o aprimoramento dos processos internos da Casa.

A participação dos chefes de gabinete na definição das diretrizes e estratégias que vão garantir o apoio institucional às atividades dos vereadores foi uma das preocupações expressas pelo presidente Léo Burguês durante a reunião. De acordo com ele, a troca de informações entre chefes de gabinete e o corpo técnico da Casa é essencial para a construção de uma imagem pública que reflita os avanços institucionais obtidos pela Câmara nos últimos anos.

Entre as conquistas recentes, o presidente citou a aprovação da Lei do Voto Aberto, que extingue qualquer deliberação secreta na Casa; a adoção do Ficha Limpa mais rigoroso do país, que proíbe a nomeação ou designação de pessoa condenada por ato ilícito para cargos de direção ou chefia na administração municipal; e a obtenção do segundo lugar no quesito transparência, de acordo com a ONG Transparência Brasil, em decorrência da disponibilidade de informações pormenorizadas em meio eletrônico para o pleno conhecimento da sociedade.

Léo Burguês destacou, ainda, que os vereadores poderão contar durante os quatro anos de mandato com um corpo técnico altamente capacitado para assessorá-los nos procedimentos para elaboração e tramitação de projetos. “Vem gente de todo o Brasil para conhecer nosso processo legislativo”, afirmou o presidente.

Bons resultados

A importância da interação entre o corpo técnico especializado, composto majoritariamente por servidores de carreira, e os funcionários dos gabinetes também foi salientada pelo ex-vereador e diretor geral da Casa, José Lincoln Magalhães. De acordo com ele, essa interlocução é necessária para o aprimoramento dos serviços nas áreas legislativa, de comunicação, de administração e finanças, de informática e de recursos humanos, sendo, ainda, essencial para que os chefes de gabinete apresentem bons resultados aos vereadores.

Para garantir a efetividade do Colegiado, foi distribuído aos chefes de gabinete um formulário para que sejam sugeridas pautas para a próxima reunião, agendada para o dia 15 de março. Debates sobre o Regimento Interno, a Lei Orgânica do Município e a criação de uma lista de e-mails para a troca de ideias e sugestões são alguns dos encaminhamentos já sugeridos pelos chefes de gabinete durante a reunião.

De acordo com José Honorato, chefe de gabinete do vereador novato Coronel Piccinini (PSB), as primeiras impressões sobre o funcionamento da Câmara são positivas. “Ao chegar aqui vi o dinheiro do contribuinte sendo muito bem empregado. Constatei seriedade e transparência, vi servidores públicos comprometidos com suas funções, inclusive, se antecipando às demandas dos funcionários de gabinete”. Ainda segundo Honorato, “essa é uma situação bastante diferente da percepção que parcela do público tem da Câmara e é nossa função contribuir para que os diversos segmentos da sociedade conheçam efetivamente o trabalho da instituição”.

Superintendência de Comunicação Institucional