NOVA LEI

Iniciativa parlamentar institui em BH o Dia Municipal dos Legendários

Inclusão da data (23/7) no calendário oficial homenageia grupo que promove o desenvolvimento pessoal e espiritual dos participantes

quinta-feira, 17 Julho, 2025 - 17:15

Foto: LegendáriosBrasil/Divulgação

Na próxima quarta-feira, dia 23 de julho, será celebrado pela primeira vez em Belo Horizonte o Dia Municipal dos Legendários. A inserção da data no calendário oficial da cidade, proposta no Legislativo, foi sancionada pelo prefeito Álvaro Damião (União) na forma da Lei 11.876/2025, publicada nesta quinta-feira (17/7) no Diário Oficial do Município (DOM-BH). Criado na Guatemala em 2015, o movimento que busca “a transformação social e pessoal do homem, incentivando valores como fé, coragem, resiliência e fraternidade” chegou ao Brasil em 2018 e se expandiu por vários estados. Hoje, Minas Gerais lidera o número de Legendários no país, e uma versão feminina do grupo está em estudo. A iniciativa da criação da data na capital mineira foi do vereador Wanderley Porto (PRD), que faz parte do grupo, e o dia escolhido homenageia a data da fundação do movimento.

Desde sua criação pelo pastor evangélico guatemalteca Chepe Putzu, com 109 participantes, o movimento Legendários se espalhou por vários países e hoje reúne mais de 90 mil homens ao redor do mundo. No Brasil, onde chegou em 2018, o número de participantes já passa de 10 mil e continua crescendo. Além de Minas Gerais, cristãos dos estados do Rio Grande do Sul, Rio de Janeiro, São Paulo, Paraná, Santa Catarina, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Goiás e Espírito Santo aderiram ao movimento e já existem datas estaduais e municipais para homenageá-lo. Os grupos promovem palestras, encontros, retiros espirituais, imersões na natureza e outras atividades voltadas ao desenvolvimento humano e ao fortalecimento da fé.

“Os Legendários têm corno missão desafiar, inspirar e despertar a ligação do homem com Deus, proporcionando uma experiencia profunda de crescimento espiritual e fortalecimento das capacidades individuais. Em Belo Horizonte, os Legendários desempenham um papel relevante na comunidade, contribuindo para a construção de uma sociedade mais solidária, baseada em princípios de respeito, empatia e compromisso espiritual”, diz o autor da lei..

A criação desta data, segundo ele, contribui para o fortalecimento da identidade do movimento na capital mineira, ampliando o alcance de suas atividades e possibilitando que mais pessoas sejam impactadas por seus princípios e propósitos. A Lei 11.876/2025 insere o Dia dos Legendários no calendário oficial do Município, consolidado na Lei 11.397/2022.

“Promoção de valores”

Conforme disposto no regimento da Câmara de BH, projetos que denominam próprios públicos e criam datas comemorativas recebem parecer conclusivo da Comissão de Legislação e Justiça e só são levados ao Plenário caso haja pedido de impugnação, o que não ocorreu. Relator do projeto de Wanderley Porto que propôs a homenagem (PL 189/2025), Uner Augusto (PL) atesta a conformidade jurídica da proposição e, na análise do mérito, reforça a argumentação do colega: 

“A criação do Dia Municipal dos Legendários servirá como um reconhecimento oficial do impacto positivo desse movimento na cidade, além de incentivar a continuidade e o fortalecimento de suas ações. A iniciativa reforça o compromisso de Belo Horizonte com o respeito à diversidade religiosa e à promoção de valores que beneficiam toda a sociedade”, afirma o relatório.

Com a entrada em vigor na data da publicação, a Lei 11.876/2025 já está valendo e os participantes do grupo, familiares e simpatizantes poderão comemorar o Dia Municipal dos Legendários já na próxima semana.

Superintendência de Comunicação Institucional