DIA DA MULHER

Lista de homenageadas

No Dia Internacional da Mulher, a Câmara Municipal de Belo Horizonte, por iniciativa da vereadora Elaine Matozinhos (PTB), homenageou 12 mulheres com histórico de destaque na vida pública e na defesa das causas femininas.

Conheça a lista das homenageadas

Ana Maria Peluso Acácio Ferreira - Professora

sexta-feira, 8 Março, 2013 - 00:00

No Dia Internacional da Mulher, a Câmara Municipal de Belo Horizonte, por iniciativa da vereadora Elaine Matozinhos (PTB), homenageou 12 mulheres com histórico de destaque na vida pública e na defesa das causas femininas.

Conheça a lista das homenageadas

Ana Maria Peluso Acácio Ferreira - Professora

Professora graduada em Ciências Biológicas e em Letras, com licenciatura plena em Língua Portuguesa e Língua Inglesa. Pós-graduada em Gestão Escolar, Psicopedagogia e Educação de Jovens e Adultos. Dedicou 35 anos de sua vida profissional à educação, sendo 26 deles à Escola Municipal IMACO, escola esta em funcionamento há 57 anos. Foi a primeira mulher eleita Diretora pela comunidade escolar do IMACO. Devido ao reconhecimento dos bons serviços prestados, carinho aos alunos e dedicação por melhorias na educação pública, foi reeleita por mais três mandatos, cumprindo-os integralmente. Está, portanto, em seu quarto mandato. A Gestão Democrática é característica marcante em sua atuação, pois mantém o colegiado ativo nas decisões da Escola. É pessoa querida, valorizada e respeitada na Escola IMACO e nas demais áreas da Educação. Dirige também a UMEI Delfim Moreira, desde que foi assumida pela PBH, em 2011.

 

Andréa Abritta Garzon Tonet - Defensora Pública/MG

Formada em Direito pela UFMG. Professora de Direito Penal, lecionou na PUC Minas – Pontifícia Universidade Católica – e em diversos cursos preparatórios para carreira jurídica. Defensora Pública desde 1994. Foi Vice-Presidente e membro do Conselho Consultivo da ADEPMG – Associação dos Defensores Públicos de Minas Gerais. Integrou o primeiro Conselho Superior da Defensoria Pública (biênio 2003/2005), exerceu seu segundo mandato, como Conselheira, no biênio 2007/2009 e foi reconduzida para o biênio de 2010/2012. Em agosto de 2010 compôs, em primeiro lugar, lista tríplice para eleição interna da DPMG. Foi nomeada e empossada pelo Governador do Estado, Professor Antônio Anastasia, para exercer o cargo de Defensora Pública Geral, sendo reconduzida para seu segundo mandato consecutivo até 2014.

 

Eliana Piola - Coordenadora Especial de Políticas Públicas para Mulheres do Estado de Minas Gerais

Coordenadora Especial Políticas Públicas para Mulheres do Estado de Minas Gerais, desde 2010. Advogada e Administradora de Empresas. Gestora Estadual de Gestão e Monitoramento do Pacto Nacional pelo Enfrentamento à Violência contra as Mulheres em Minas Gerais. Conselheira do Conselho Estadual da Mulher de Minas Gerais, representando a Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social – SEDESE. Vice-Presidente Nacional do PSDB Mulher – 2011/2012. Presidente Estadual do PSDB Mulher de Minas Gerais – 2006/2010. Superintendente da Coordenadoria Especial de Políticas Públicas para Mulheres do Estado de Minas Gerais – 2007/2009. Membro da Comissão Permanente de Prevenção da Mortalidade Materna e Infantil, da Secretaria Municipal de Saúde de Divinópolis – 2005/2008. Fundadora da Sociedade de Apoio à Mulher, em Divinópolis – 2005. Vereadora da Câmara Municipal de Divinópolis, por dois mandatos – 1989/1992 e 2001/2004. Vice-Presidente da Câmara Municipal de Divinópolis – 1991.

 

Heloísa Combat - Desembargadora do Tribunal de Justiça do Estado de Minas Gerais

Bacharela em Direito, pela Universidade Federal de Minas Gerais – 1968. Doutora em Direito, pela Faculdade de Direito – UFMG – 2002. Ingressou na Magistratura Mineira em junho de 1985. Desembargadora do Tribunal de Justiça do Estado de Minas Gerais – desde 18/03/2005. Superintendente da Coordenadoria da Mulher em Situação de Violência Doméstica e Familiar. Membro do Comitê Técnico da Escola Judicial Desembargador Edésio Fernandes. Professora de Direito Civil – Universidade de Montes Claros/MG. Professora e Orientadora de Estágio – Módulo de Direito Público – Escola Judicial Desembargador Edésio Fernandes.  Ex-Diretora Executiva da Fundação Universidade Norte Mineira de Montes Claros/MG. Ex-Procuradora da Fazenda Pública Estadual de Minas Gerais. Pelos relevantes serviços prestados à Justiça mineira já recebeu várias condecorações em reconhecimento ao seu trabalho.

 

Isabella Filaretti - Vereadora de Contagem/MG

Técnica em Administração e graduanda em Ciências Contábeis, é a mais jovem Vereadora de Minas Gerais, com apenas 22 anos de idade. Desde os 15 anos gerencia empresa da família e faz um grande trabalho social na cidade de Contagem/MG. Disputou as eleições em 2012 pelo Partido Trabalhista Brasileiro – PTB – onde exercitando todo o seu ideário trabalhista, teve reconhecimento dos contagenses que lhe consagraram expressiva votação. É a única mulher eleita a Vereadora em Contagem. Isabella Filaretti é filha da Sra. Eliane e do Ex-Vereador Jander Filaretti.

 

Lilian da Silva Santos Bechara - Delegada da Polícia Civil/MG

Delegada da Polícia Civil/MG. Formada em Direito pela UFMG e é pós-graduada em Direito Público pela ANAMAGES. Ingressou nos quadros da Polícia Civil de Minas Gerais em 1991, como Detetive. Em 1998 prestou concurso e foi aprovada para o cargo de Delegada de Polícia. Em abril de 2000, foi designada para prestar serviços na 10ª Delegacia Seccional de Ribeirão das Neves, onde permaneceu por cinco anos. Naquela Unidade atuou como Delegada Titular da Delegacia Adjunta de Crimes contra a Mulher, o Idoso e o Adolescente e exerceu ainda atividades de Delegada de Trânsito, Delegada Adjunta de Homicídios, Delegada em exercício no 1º, 2º e 3º Distrito Policial, além de Diretora da Cadeia Pública local.  Transferida para Belo Horizonte em 2006, foi designada para atuar na 1ª Delegacia de Plantão da 2ª DSPC/Sul e posteriormente assumiu a titularidade da 10ª Delegacia Distrital daquela Regional. Em março de 2007 foi convidada pelo Senhor Chefe de Polícia para exercer suas funções na Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher de Belo Horizonte, onde permanece até a presente data. Cumulativamente com as funções de Delegada, é professora na Academia de Polícia Civil de Minas Gerais.

 

Maria Elvira Salles Ferreira - Empresária

É Vice-Presidente e Diretora emérita da Associação Comercial de Minas Gerais, onde ingressou em 1985, como a primeira mulher a compor a diretoria da Entidade. Fundou e presidiu o Conselho da Mulher Empreendedora da ACMinas e foi também presidente do Conselho Empresarial de Turismo. É Conselheira integrante do Fórum Municipal de Assuntos Estratégicos da Prefeitura de Belo Horizonte. Conselheira integrante do CDES – Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social da Presidência da República. Na política, foi parlamentar por quatro mandatos, dois deles como Deputada Estadual em Minas Gerais e dois mandatos como Deputada Federal.  Em sua atuação parlamentar foi autora de várias Leis relevantes, destacando-se principalmente a Lei 9.797 de 1999, que obriga o SUS à utilização da cirurgia plástica reconstrutiva da mama mutilada pelo câncer. Presidente emérita do PMDB Mulher do Estado de Minas Gerais e Presidente do PMDB Mulher Nacional – 2007/2011. Fundou em 1995, e exerceu a Presidência Internacional do Fórum de Mulheres do Mercosul e do Capítulo Brasil, sendo atualmente Relações Internacionais da Entidade. É Conselheira e Embaixadora da BPW-Rio (Associação de Mulheres de Negócios e Profissionais). É uma das fundadoras e atual presidente da ACER- Associação das Caminhantes da Estrada Real, sendo grande incentivadora do projeto “Árvore é Vida”, com a meta de plantar um milhão de árvores no entorno da Estrada Real e espaços públicos.

 

Maria de Lourdes Camilli - Delegada Geral e Chefe Adjunta da Polícia Civil/MG

Formada em Direito pela Universidade Federal de Juiz de Fora/MG, tem especialização lato sensu em Gestão Pública pela Fundação João Pinheiro e atualmente exerce o cargo de Chefe Adjunta da Polícia Civil do Estado de Minas Gerais. Sua trajetória na Instituição é marcada pela competência e seriedade no trato com as questões da Segurança Pública.  Ingressou na Polícia Civil em 1984, como escrivã na Delegacia Regional de Segurança Pública de Juiz de Fora. Em 1985, tornou-se delegada e, em 1986, assumiu a titularidade da Delegacia de Crimes Contra a Mulher em Poços de Caldas. Em 1987, inaugurou e assumiu a Delegacia de Crimes Contra Mulher de Ituiutaba/MG  e, em 2005, foi nomeada Diretora Geral da Academia de Polícia Civil de Minas Gerais - Acadepol.  Foi também chefe do 10º Departamento de Polícia Civil, sediado em Patos de Minas. Em 2008 foi nomeada Chefe do 10º Departamento de Polícia Civil de Patos de Minas; em 2010 foi nomeada Chefe do 5º Departamento de Polícia Civil de Uberaba, composto de 04 Delegacias Regionais (Uberaba, Araxá, Frutal e Iturama) e 33 cidades. Em 2012, por ato do Governador Antônio Augusto Junho Anastasia, foi nomeada Chefe Adjunta da Polícia Civil, sendo a primeira mulher a assumir a subchefia da bicentenária Polícia Civil de Minas Gerais.  

 

Margaret de Freitas Assis Rocha - Delegada de Polícia Civil

Representando o GAE-Grupo Antiestupro da Delegacia de Atendimento à Mulher/ BH 

O Grupo Antiestupro da Delegacia de Atendimento à Mulher de Belo Horizonte - GAE- foi criado em 1986 na gestão da então Delegada Titular da Unidade Policial, Dra. Elaine Matozinhos. Posteriormente, foi chefiado pelas Delegadas Dra. Olívia de Fátima Braga Melo, Dra. Elizabeth de Freitas Assis Rocha, Dra. Cláudia Sadi Curi, Dra. Silvana Fiorillo Rocha Resende, sendo hoje comandado pela Dra. Margaret de Freitas Assis Rocha, Delegada Chefe da Divisão Especializada de Atendimento à Mulher, Idoso e Portador de Deficiência/DEMID. O grupo é integrado por policiais altamente especializados e treinados na apuração dos crimes sexuais, destacando-se na elucidação dos delitos de autoria desconhecida. Além da apuração dos crimes, os policiais também se dedicam a ações preventivas elaborando palestras e ações junto à população belo-horizontina. Por tudo que já realizou e realiza nesta importante área da Polícia Judiciária, tem o reconhecimento da Polícia Civil e da comunidade de nossa Capital.

 

Dra.  Nívia Mônica da Silva - Promotora de Justiça

Graduou-se em Direito pela Faculdade Milton Campos e é mestra em Direito Público pela PUC-MG, onde realizou pesquisas relacionadas à efetividade dos Direitos Fundamentais no Brasil. Foi aluna visitante da European University Institute, onde cursou especialização em Direitos Humanos e sua dimensão cultural.   Participou, como conferencista, da II Conferência Mundial de combate à violência contra a mulher, em Washington.   É membro do CEBEPEJ- Centro Brasileiro de Estudos e Pesquisas Jurídicas.  Ingressou no Ministério Público de Minas Gerais em novembro de 1999, com atuação nas comarcas de Grão Mogol, Serro, Passos e Vespasiano. Foi promovida para Belo Horizonte em 2003, onde assumiu a titularidade da Promotoria de Justiça da Infância e Juventude.  Posteriormente, atuou na Assessoria da Corregedoria-Geral do Ministério Público e na Assessoria Especial do Procurador-Geral de Justiça.  Atualmente é Coordenadora do Núcleo Estadual de Gênero e do Centro de Apoio Operacional às Promotorias de Justiça de Direitos Humanos, Apoio Comunitário e Combate à Violência Doméstica.

 

Regina Lacerda - Psicóloga

Maria Regina Nascimento de Lacerda nasceu em Belo Horizonte/MG, em 13/06/1948, filha de Baltazar Gonçalves do Nascimento, ferroviário e de Maria Arantes do Nascimento, professora primária. Formou-se em Psicologia pela UFMG, em 1977. Atuou durante 25 anos como gestora de Desenvolvimento de Recursos Humanos nas empresas Construtel e Batik Equipamento, ambas referências no setor das telecomunicações. Com especialização pela Pathwork Foundation – USA, atua há 18 anos em seu consultório clínico. Coordenou diversos workshops e seminários abordando temas como “Relacionamentos” “Reconciliação entre o Masculino e o Feminino”, “Motivação”, “Mudanças”, “Liderança”, entre outros.Casada há 39 anos com o Prefeito de Belo Horizonte, Márcio Lacerda, tem três filhos e quatro netos.

 

Tânia Pereira dos Reis Aguiar - Coronel da Polícia Militar/MG - QOS

A Coronel PMQOS é Diretora Adjunta de Saúde da Polícia Militar de Minas Gerais, graduada em Odontologia pela Universidade Federal de Minas Gerais – UFMG- em 1979.  Posteriormente concluiu a especialização em Odontopediatria pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais - PUC MINAS, onde também realizou a residência em Ortodontia Preventiva. Em seu extenso currículo possui Curso de Estudos de Política e Estratégia na  ADESG.,  MBA em Gestão e Auditoria em Serviços de Saúde pela Faculdade Oswaldo Cruz., e ainda é  pós-graduanda em Gestão Estratégica e Planejamento na Academia de Polícia de Minas Gerais. Pelos relevantes serviços prestados à sociedade recebeu várias condecorações na Polícia Militar de Minas Gerais- PMMG-, tais como a Medalha Mérito Profissional; Medalha Alferes Tiradentes; Medalha Santos Dumont, Medalha Mérito Militar e Troféu Alferes Tiradentes.