TV CÂMARA

Saneamento básico e combate ao bullying são temas da semana

Programas são veiculados no canal 11 a cabo e 61.4 na frequência digital aberta

quinta-feira, 18 Fevereiro, 2016 - 00:00

O Câmara Debate desta quinta-feira (18/2) vai falar sobre o tema da Campanha da Fraternidade do ano de 2016: saneamento básico. Já o Câmara Entrevista, de sexta (19/2), abordará a lei de combate ao bullying, qual sua importância e como o assunto é tratado nas escolas. As edições inéditas vão ao ar às 18h, no canal 11 a cabo e 61.4 na frequência digital aberta.

A Campanha da Fraternidade é uma campanha realizada anualmente pela Igreja Católica, sempre no período da Quaresma. O tema escolhido este ano foi saneamento básico, que consiste num conjunto de procedimentos tomados numa determinada região que tem por objetivo tornar saudável a situação higiênica para a vida dos habitantes. Entre os procedimentos, estão tratamento de água, canalização e tratamento de esgotos, limpeza pública, coleta e tratamento de resíduos orgânicos e materiais.

Em janeiro de 2014, foi criado o Plano Nacional de Saneamento Básico (Plansab), que estabelece diretrizes, metas e ações de saneamento para o país, com o principal objetivo de universalizar o acesso à água potável e ao tratamento de água até 2033.

Para discutir o assunto foram convidados o vereador Márcio Almeida (PSD); a arquiteta e urbanista, Adriana Sales Cardoso; o engenheiro civil sanitarista e vice-presidente do Crea Minas, Gilson Queiroz; e o secretário do Conselho Nacional de Igrejas Cristãs, presbítero Antônio Marcos. O programa inédito vai ao ar nesta quinta, às 18h, comandado pelo jornalista Kemil Acib. Confira reprises no domingo, na segunda, na quarta e na sexta-feira, às 6h30, e também no sábado e na terça-feira, às 18h.

Câmara Entrevista            

Bullying é definido como a prática de atos de violência física ou psíquica exercidos intencional e repetidamente por uma pessoa ou um grupo contra uma ou mais pessoas com o objetivo de intimidar ou agredir, causando dor e angústia à vítima. A lei que estabelece o Programa de Combate à Intimidação Sistemática (bullying) em todo Brasil, obriga escolas e clubes a adotarem medidas de prevenção e combate a esse comportamento.

Esse programa também tem como propostas capacitar docentes e equipes pedagógicas para a implementar ações de prevenção e solução do problema, assim como a orientação de pais e familiares, para identificar vítimas e agressores. Além disso, está estabelecido que sejam feitas campanhas educativas e fornecida assistência psicológica, social e jurídica às vítimas e agressores.

Para analisar as mudanças na legislação foram convidados o vereador Adriano Ventura (PT); o professor  e coordenador do Programa Rede pela Paz da Secretaria Municipal de Educação, Christiano Paulino Leal; e a psicóloga, Débora Andrade França Faraco. Com apresentação de Laize Souza, o Câmara Entrevista vai ao ar nesta sexta, às 18h. Confira reprises no sábado, na terça e na quinta-feira, às 6h30, e domingo, segunda e quarta-feira, às 18h.

Superintendência de Comunicação Institucional