TV CÂMARA

Urgência e emergência em saúde e cuidados com os rins em pauta

Edições são veiculadas no canal 11 a cabo e 61.4 na frequência digital aberta

quarta-feira, 9 Março, 2016 - 00:00

O Câmara Debate desta semana vai discutir o serviço de urgência e emergência em saúde que também será tema de um seminário que será realizado na Câmara Municipal nos dias 17/3 e 18/3. O programa irá ao ar nesta quinta-feira (10/3). Já o programa Câmara Entrevista, de sexta (11/3), traz estatísticas preocupantes: 10% da população do mundo têm doença renal crônica, percentual que chega a 50% na população com 75 anos ou mais. As edições inéditas vão ao ar às 18h, no canal 11 a cabo e 61.4 na frequência digital aberta.

Atualmente, o Serviço de Atendimento Móvel de Saúde (Samu) faz, em média, 261 atendimentos diários com ambulâncias na capital. A recomendação é a de que o socorro demore em torno de 13 minutos, mas a espera dos pacientes pode ser bem maior. Segundo a Secretaria Municipal de Saúde, o tempo de resposta depende da classificação da gravidade de cada caso.

Define-se por urgência a ocorrência imprevista de agravo à saúde com ou sem risco potencial de vida, cujo portador necessita de assistência médica imediata. E define-se por emergência a constatação médica de condições de agravo à saúde que impliquem em risco iminente de morte ou sofrimento intenso, exigindo, portanto, tratamento médico imediato.

A programação do seminário que ocorrerá na Câmara conta com palestras de atribuições e responsabilidade dos gestores em relação aos serviços de urgência e emergência em saúde no Sistema Único de Saúde (SUS) e no sistema suplementar; uma mesa redonda sobre a tipologia e papel das unidades às urgências e emergências e sua inserção em redes de atenção à saúde; além de outros temas relacionados.

Para falar sobre o assunto, foram convidados o vereador Gilson Reis (PCdoB); o médico emergencista e integrante do movimento Gente é Urgente, Leonardo Paixão; a professora do departamento de enfermagem da UFMG, Alana dos Reis Correa; e um representante da Secretaria Municipal de Saúde. O programa inédito vai ao ar nesta quinta, às 18h, comandado pelo jornalista Kemil Acib. Confira reprises no domingo, na segunda, na quarta e na sexta-feira, às 6h30, e também no sábado e na terça-feira, às 18h.

Câmara Entrevista            

O Dia Mundial do Rim (DMR) foi idealizado pela Sociedade Internacional de Nefrologia em 2005 e é comemorado na segunda quinta-feira de março. Neste ano, a data será comemorada em 10 de março, alertando a população de que a prevenção da doença renal começa na infância. O objetivo é incentivar e facilitar a educação, a detecção precoce e um estilo de vida saudável nas crianças e seus pais para combater o aumento das doenças evitáveis nos rins.

Os testes de detecção, que podem ser de urina ou de sangue, devem ser realizados sistematicamente em pacientes com alto risco para a doença. São considerados fatores de risco problemas como o diabetes, pressão alta, doença renal na família, idade avançada e doenças cardiovasculares.

Visando à prevenção da disfunção nos rins, existem cuidados que podem ser tomados como manter a pressão sob controle, fazer exame de urina para detectar proteína e exame de sangue para dosar a creatinina. Mais do que ações para diagnóstico e tratamento, é necessária a prevenção da doença.

Para falar sobre o assunto, foram convidados o vereador Doutor Sandro (PMDB); o presidente da Sociedade Mineira de Nefrologia, José de Resende Barros Neto; o nefrologista, Dr. Marcelo de Sousa Tavares; e a nutricionista e diretora do Conselho Regional de Nutricionistas de MG, Elisabeth Chiari. Com apresentação de Laize Souza, o Câmara Entrevista vai ao ar nesta sexta, às 18h. Confira reprises no sábado, na terça e na quinta-feira, às 6h30, e domingo, segunda e quarta-feira, às 18h.

Superintendência de Comunicação Institucional