TV CÂMARA

Nesta semana, pílula contra o câncer e doenças do outono

Programas são veiculados no canal 11 a cabo e 61.4 na frequência digital aberta

quarta-feira, 6 Abril, 2016 - 00:00

Com fabricação e uso aprovados pelo Senado Federal, a fosfoetanolamina sintética, chamada “pílula do câncer” teve sua distribuição suspensa nesta semana pelo Supremo Tribunal Federal (STF). O assunto polêmico será tema do Câmara Debate desta quinta-feira (7/3). Já o Câmara Entrevista, de sexta (8/4), discutirá as principais doenças transmitidas no período do outono, e os cuidados com crianças e idosos. As edições inéditas vão ao ar às 18h, no canal 11 a cabo e 61.4 na frequência digital aberta.  

Na última segunda (5/4), o STF determinou a interrupção do fornecimento do composto pela Universidade de São Paulo (USP) quando acabarem os estoques. Os argumentos baseiam-se na falta de estudos publicados sobre os benefícios da droga na cura do câncer e a segurança de sua utilização, além do desvio de finalidade da instituição de ensino.

Desenvolvida pela USP para o tratamento de tumor maligno, a fosfoetanolamina sintética não passou por testes em humanos e não tem eficácia comprovada, por isso não é considerada um remédio. Ela não tem registro na Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e seus efeitos nos pacientes ainda são desconhecidos. Mas os pacientes, munidos destas informações e da esperança de obter uma substância inovadora no tratamento, têm ingressado na justiça com sucesso para obtenção das capsulas.

Para discutir a questão foram convidados o médico oncologista, André Murad; o advogado e especialista em Direito Médico, Ricardo Cavalcanti; a assessora técnica do Conselho Regional de Farmácia de Minas Gerais, Danyella Domingues e a psico-oncologista, presidente do Conselho Científico da Aura, Marília Aguiar. Confira reprises no domingo, na segunda, na quarta e na sexta-feira, às 6h30, e também no sábado e na terça-feira, às 18h.

Câmara Entrevista      

O outono chegou e, com ele, os meses mais frios do ano. Nesse período, é comum as pessoas ficarem mais próximas e em lugares fechados, o que facilita a disseminação de algumas doenças transmitidas pelo ar. Os problemas mais comuns são as infecções respiratórias. Entre as principais enfermidades do gênero estão a gripe e o resfriado. As infecções virais podem ser a porta de entrada para outras doenças mais graves, já que diminuem a imunidade e deixam o organismo debilitado. A pneumonia, causada por bactéria, é a grande preocupação.

O grupo que tem mais chances de desenvolver complicações é formado pelos extremos de idade (crianças e idosos), portadores de doenças crônicas, diabéticos, pacientes com insuficiência renal, gestantes, profissionais da saúde e pessoas HIV positivo. Para falar sobre os cuidados necessários nessa época do ano foram convidados o médico e secretário de Administração Municipal Regional Leste, Eduardo Janot, o mestre em Saúde do Adulto e responsável técnico pela área médica da Câmara, Ricardo Lage, e o vereador Alexandre Gomes (PSB). O Câmara Entrevista vai ao ar nesta sexta, às 18h. Confira reprises no sábado, na terça e na quinta-feira, às 6h30, e domingo, segunda e quarta-feira, às 18h.

Superintendência de Comunicação Institucional