Alcoolismo e moda em BH são os destaques da semana
Programas são veiculados no canal 11 a cabo e 61.4 na frequência digital aberta

Alcoolismo e moda em BH são os destaques da semana. Imagem: TV Câmara/Divulgação
O álcool é responsável por 2,5 milhões de mortes por ano no mundo. No Brasil, 59% dos brasileiros fazem uso abusivo do álcool e, destes, 14% são dependentes. Resultados de pesquisa da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) apontam que pequenas interações celulares no cérebro de usuários podem contribuir para o tratamento da doença. Alcoolismo é o tema do Câmara Debate que estreia nesta quinta-feira (26/5). Já o Câmara Entrevista desta sexta-feira (27/5) mostrará a moda em BH e como a cidade tornou-se referência nacional no ramo, abrigando mais de 10 mil estabelecimentos nos setores de vestuário, sapatos e bolsas. As edições inéditas vão ao ar às 18h no canal 11 a cabo e 61.4 na frequência digital aberta.
Uma das principais características do alcoolismo é a negação de sua existência pelo usuário. Pesquisas sobre a doença demonstram que a genética responde por 50% do problema e que há estreita relação do álcool com doenças psiquiátricas, hepáticas e cardíacas.
Responsável por 4% das mortes no mundo e 4,5% da carga global de doenças, a intoxicação pelo álcool provoca euforia, perda das inibições sociais, comportamento expansivo e emotividade exagerada. O aumento da concentração da droga na corrente sanguínea ocasiona sinais de deterioração, como desequilíbrio, alteração da capacidade cognitiva, dificuldade para articular as palavras, falta de coordenação motora, movimentos vagarosos dos olhos, visão dupla, rubor facial e taquicardia.
Foram convidados para o debate a professora do Departamento de Biologia Geral da UFMG e coordenadora da pesquisa Alcoolismo e Genética, Ana Lúcia Godard, o psicólogo da Associação Brasileira Comunitária para Prevenção do Uso de Drogas (Abraço), Amaury Inácio, o médico psiquiatra, Lauro Guirlanda, e o psicólogo clínico, Rogério Salgado.
O programa inédito vai ao ar nesta quinta, às 18h. Confira reprises no domingo, na segunda, na quarta e na sexta-feira, às 6h30, e também no sábado e na terça-feira, às 18h.
Câmara Entrevista
O Brasil é o quarto maior produtor de artigos de moda em todo o mundo. Este desempenho gerou, em 2014, um faturamento de mais de R$ 55 bilhões e empregou mais de 1,5 milhão de pessoas no setor. Belo Horizonte tem acompanhado o ritmo do país, destacando-se como polo da moda.
As principais deficiências vividas hoje nesse ramo, segundo empresários, seriam a carga tributária federal, que desfavoreceria as exportações, e a dificuldade na logística, já que as empresas situam-se em várias localidades.
Eventos na cidade funcionam como calendário de lançamento da moda de diversos lojistas, alavancando o crescimento do setor, como o Minas Trend Preview, realizado duas vezes ao ano na capital mineira. Outro empreendimento promete movimentar a atividade do mundo da moda em BH, o mal Fashion City Brasil, que terá as obras iniciadas em setembro deste ano, no Vetor Norte.
Discutirão o tema Marcela Torres e Célio Dias, empreendedores do setor de Moda, Nalva Santos, presidente da Cooperativa dos Consultores em Negócios de Moda (Coopermoda), e Kênia Cardoso, gestora de projetos de moda do Sebrae-MG.
O Câmara Entrevista vai ao ar nesta sexta, às 18h. Confira reprises no sábado, na terça e na quinta-feira, às 6h30, e domingo, segunda e quarta-feira, às 18h.
Superintendência de Comunicação Institucional