TV CÂMARA

Automedicação e limitação de internet fixa em pauta na semana

Programas estreiam na quinta e na sexta, às 18h, no canal 11 a cabo ou 61.4 da TV Digital

quinta-feira, 5 Maio, 2016 - 00:00
Câmara Debate e Câmara Entrevista convidam especialistas diferentes a cada semana, para discutir temas de interesse

Câmara Debate e Câmara Entrevista convidam especialistas diferentes a cada semana, para discutir temas de interesse

Nas últimas semanas, gerou polêmica em todo o país a divulgação da intenção das operadoras de limitar o uso da internet fixa, permitindo a interrupção do serviço quando o usuário atinge uma determinada quantidade de dados; no momento, a medida está suspensa pela Anatel. Trazendo riscos para a saúde da população, a automedicação, prática bastante difundida no Brasil, foi alvo de campanha nacional no dia 5 de maio. Abordando esses dois temas, o Câmara Debate e o Câmara Entrevista desta semana estreiam, respectivamente, na quinta (5/5) e na sexta-feira (6/5), às 18h, pelo canal 11 da TV a cabo e 61.4 na frequência digital aberta, com exibição de reprises no resto da semana. Confira os horários abaixo e fique por dentro!

A possibilidade de limitação da internet fixa, impondo ao usuário a suspensão do serviço, a redução da velocidade da conexão ou a cobrança de valores suplementares para a continuidade da navegação, a exemplo do que acontece nos smartphones, gerou questionamentos de especialistas e indignação por parte de usuários residenciais e empresariais, que também criticaram o apoio da instância reguladora do setor, que deveria proteger os interesses dos consumidores, à medida anunciada pelas operadoras. “A oferta tem que ser aderente à realidade… nem todos os modelos permitem serviço ilimitado, porque a rede não suporta”, afirmou o presidente da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel),  justificando a solicitação das operadoras com base na relação entre as deficiências de infraestrutura e o crescimento da demanda na sociedade.

Porém, segundo os críticos, a medida atropela o direito do consumidor e as determinações da legislação aplicável aos contratos de conexão à internet. No último dia 22 de abril, após a repercussão negativa do anúncio e os questionamentos suscitados, o Conselho Diretor da agência suspendeu por prazo indeterminado a comercialização de planos franqueados.

Para discutir os diversos aspectos envolvidos na limitação ou não da internet fixa no país, que movimentaram a imprensa e as redes sociais, o Câmara Debate desta semana recebe o especialista em inteligência digital, presidente da WebConsult e presidente executivo da Sucesu-MG, Leonardo Bortoletto; a coordenadora do Procon-BH e ex-vereadora , Maria Lúcia Scarpelli; a advogada, especialista em Direito do Consumidor e representante do Movimento das Donas de Casa e Consumidores de Minas Gerais, Gabriella Vieira; e o advogado especialista em direito digital, Frederico Félix.

O Câmara Debate estreia nesta quinta-feira, às 18h, com reprises no domingo, segunda, quarta e sexta-feira, às 6h30, e também no sábado e na terça-feira, às 18h.

Riscos da automedicação

Usar um medicamento que “funcionou” em outra ocasião ou pedir uma “dica” a vizinhos, parentes e balconistas de farmácia são práticas comuns no dia a dia do brasileiro. De acordo com pesquisas, o hábito da automedicação é uma das principais causas das intoxicações registradas no país. A dificuldade em obter atendimento e agendar consultas médicas no sistema público e nos planos de saúde contribui para que a população, em caso de gripes, tosse, dores de cabeça, dores musculares, constipação intestinal e outros distúrbios aparentemente comuns, medique-se por conta própria ou orientada por pessoas leigas.

Para esclarecer sobre os riscos à saúde causados pela automedicação, o Câmara Entrevista que estreia nesta sexta-feira (6/5), às 18h, conversou com o medico-toxicologista e coordenador do Centro de Informação e Assistência Toxicológicas do Hospital João XXIII, Délio Campolina, e a médica integrante do Conselho Regional de Medicina de Minas Gerais, Giovana Ferreira Zanin Gonçalves.

O Câmara Entrevista é reapresentado no sábado, na terça e na quinta-feira, às 6h30, e domingo, segunda e quarta-feira, às 18h.

Superintendência de Comunicação Institucional