VISITA TÉCNICA

Comissão encontra estrutura abalada nos Centros de Saúde São Gabriel e Goiânia

Situação teria sido agravada pelas chuvas. Prefeitura ja deu início às ações corretivas

sexta-feira, 16 Dezembro, 2016 - 13:30

Foto: Rafael Aguiar/Câmara de BH

O grande volume de chuvas dos últimos meses causou estragos em dois centros de saúde da Região Nordeste, situados nos Bairros São Gabriel e Goiânia. Para averiguar de perto a situação e buscar soluções para o problema, a Comissão de Saúde e Saneamento da Câmara de BH realizou visita técnica às unidades nesta sexta-feira (16/12). Foram constatadas infiltrações e rachaduras no Centro de Saúde Goiânia; no São Gabriel, um muro corre risco de desabar. A Gerência de Manutenção da Regional Nordeste e a Defesa Civil acompanham a situação e tomam as medidas necessárias para garantir a segurança dos prédios. Relatório da visita técnica será encaminhado ao Executivo, solicitando a correção dos problemas.

Segundo o vereador Márcio Almeida (PSD), presidente da Comissão de Saúde e Saneamento e requerente da visita técnica, a realização da vistoria atende a demandas da comunidade, que demonstra preocupação com a segurança dos frequentadores do local.

São Gabriel

No Centro de Saúde São Gabriel, as fortes chuvas afetaram o solo, que começou a ceder. Em consequência, o muro lateral da unidade corre risco de cair (foto ao lado). A Defesa Civil foi chamada para analisar o problema e isolou a área, de modo a preservar o bem-estar de trabalhadores e usuários do equipamento.

Segundo o secretário de Administração da Regional Nordeste, Reinaldo Batista, além das ações emergenciais, voltadas à contenção de riscos e à prevenção de acidentes, já estão planejados os trabalhos para corrigir o problema. “O contrato com as empresas que realizarão os reparos será assinado ainda hoje (sexta-feira). As obras se iniciam na próxima semana”, afirmou.

Outras quatro unidades da região passarão por reformas, em função de danos causados pelas chuvas. A escala de intervenções será definida por técnicos da prefeitura, de acordo com a gravidade dos problemas encontrados em cada local.

Goiânia

As chuvas também causaram estragos no Centro de Saúde Goiânia. Os atendimentos odontológicos precisaram ser interrompidos em decorrência de infiltrações que afetaram paredes internas do consultório. O principal problema é que a água pode ter afetado o sistema elétrico da sala, criando risco de curto-circuitos em caso de uso de equipamentos básicos.  

Na unidade, foram constatadas ainda rachaduras nas paredes. Na entrada do edifício, parte do solo cedeu e é possível perceber ainda o surgimento de uma larga fissura ao lado de uma pilastra (foto acima). De acordo com representantes da Secretaria Municipal de Saúde, laudos técnicos apresentados pela Defesa Civil indicam, contudo, que o prédio não corre risco de desabamento.

Atendimento

Durante a vista, o vereador Márcio Almeida solicitou uma reparação ágil dos danos identificados, com vistas garantir a segurança dos frequentadores e a continuidade dos atendimentos. Cerca de 500 pessoas são atendidas, por dia, em cada centro de saúde.

Apesar dos problemas infraestruturais, o parlamentar elogiou a qualidade dos atendimentos prestados à população. Usuários e lideranças locais avaliaram positivamente os serviços, destacando a qualidade da atenção ofertada por médicos, enfermeiros, dentistas e outros servidores das unidades.

As observações colhidas na vistoria seguem agora para apreciação do Executivo. “Identificamos os problemas e vamos elaborar relatório completo sobre a situação. Como vereadores, realizamos um trabalho fiscalizatório; vamos cobrar que a Secretaria de Saúde possa cuidar das correções necessárias para que o cidadão receba atendimento em locais adequados a suas necessidades”, afirmou Márcio Almeida.

Superintendência de Comunicação Institucional