ESTACIONAMENTO

Falta de vagas e de educação no trânsito complicam o entorno da Câmara

Carros estacionados em esquinas, em vagas exclusivas de idosos e áreas de carga e descarga impedem a circulação e geram transtorno

sexta-feira, 31 Março, 2017 - 18:45
Audiência Pública da Comissão de Transporte sobre estacionamento no entorno da Câmara

Foto: Abraão Bruck/ CMBH

Instalada em área bastante movimentada, a Câmara Municipal de Belo Horizonte está cercada por três grandes unidades de saúde: o Instituto Mário Penna, o Instituto Raul Soares e um Centro de Promoção da Saúde da Unimed (CPS). Diante dessa realidade, os servidores, visitantes e convidados têm sofrido para encontrar vagas de estacionamento na região. Nem mesmo as vagas de uso exclusivo ou temporário têm sido preservadas. Entradas de garagens, vagas de carga e descarga e esquinas do entorno têm sido bloqueadas por veículos estacionados irregularmente. Audiência pública da Comissão de Desenvolvimento Econômico, Transporte e Sistema Viário, na tarde desta sexta-feira (31/3) discutiu alternativas para a sobrecarga de veículos e a necessidade de educar os motoristas para uma cultura mais responsável no trânsito.

Autor do requerimento para a audiência e presidente da comissão, o vereador Carlos Henrique (PMN) pediu à BHTrans que realize um novo estudo na região, avaliando as possibilidades de ampliar a disponibilidade de vagas na Avenida dos Andradas e de alterar os horários reservados ao serviço de carga e descarga para o período noturno. “Seria uma forma de aumentar as vagas de estacionamento para os servidores e visitantes durante o dia”, sugeriu.

Conforme destacou o vereador Preto (DEM), a instalação do CPS da Unimed aumentou imensamente o fluxo de veículos no local e a demanda por vagas no último ano. Em razão disso, os parlamentares deliberaram pelo envio de um requerimento formal à BHTrans, solicitando os estudos de impacto elaborados pela Unimed na época da aprovação do empreendimento. A intenção dos vereadores é implicar a empresa na busca por soluções para a sobrecarga.

Gargalos

Carlos Henrique, Preto e Wesley Autoescola (PHS) destacaram, ainda, que não são apenas os motoristas que buscam vagas que sofrem no entorno da Câmara. A circulação de todos que precisam passar pela região tem sido prejudicada por veículos estacionados em locais proibidos. Vias estreitas, com carros estacionados dos dois lados e outros nas esquinas são cenários cotidianos que bloqueiam a passagem de carretas e caminhões, travando o fluxo em todo o entorno e, por vezes, chegando até a Avenida do Contorno.

Para o vereador Preto, o principal problema da região é a falta de respeito dos motoristas às sinalizações locais. “É preciso desenvolver uma campanha educativa para orientar as pessoas, evitar que os carros sejam rebocados e que o trânsito fique parado. É ruim para todo mundo”, alertou o parlamentar.

Gerente de Operações da BHTrans, Robson José destacou que as sinalizações já instaladas estão corretas e são essenciais para permitir um bom fluxo no trânsito. O gestor afirmou que as remoções de veículos estacionados irregularmente ocorrem sob demanda e poderiam ser maiores caso houvesse maior equipe disponível. No entanto, o órgão se comprometeu a estudar as sugestões e os problemas, buscando possíveis adequações para ampliar a disponibilidade de vagas.

A falta de iluminação e a necessidade de policiamento foram também abordadas pelos parlamentares, preocupados com o crescente número de assaltos na saída da Câmara e nas ruas do entorno. A Polícia Militar registrou a demanda e se comprometeu a estudar melhor atendimento.

Superintendência de Comunicação Institucional

[flickr-photoset:id=72157678762545563,size=s]