Vereadores vão fiscalizar obras de contenção de córrego no Barreiro
Moradores denunciam riscos trazidos pela paralisação das construções. Segundo PBH, inauguração deveria ser no 1º semestre de 2017.
Foto: Portal PBH
As obras de contenção de cheias e regulação de vazão na bacia do Córrego Túnel/Camarões, na Região do Barreiro, estão paradas. Para averiguar a situação e cobrar da prefeitura a retomada dos trabalhos, a Comissão de Meio Ambiente e Política Urbana, por requerimento do vereador Juliano Lopes (PTC), realizará visitas técnicas aos canteiros de obras. O Bairro Túnel Clube de Ibirité receberá a visita da comissão na próxima terça-feira (21/3), às 15h30. Já no dia 28 de março, no mesmo horário, será visitado o canteiro de obras do Bairro Tirol.
A população denuncia que a paralisação fez com que os canteiros de obras se tornassem terreno fértil para a proliferação do mosquito Aedes aegypti, transmissor de dengue, zika, chikungunya e febre amarela. Além disso, a paralisação das obras trouxe também outros riscos à saúde dos moradores com o aumento da população de baratas, ratos, escorpiões e outros animais nocivos à saúde humana. Moradores das áreas que deveriam ser beneficiadas pelas obras também reclamam que o abandono das atividades construtivas vem possibilitando o refúgio de bandidos nesses locais.
De acordo com o portal da PBH, a obra prevista consta de implantação de barragens e suas áreas de reserva, canalização de parte do Córrego Camarões; implantação de alças de acesso e sistema viário nas Avenidas Nélio Cerqueira e Dr. Antônio Eustáquio Piazza; tratamento de áreas remanescentes; implantação de ciclovia; implantação de paisagismo e parque linear ao longo do Córrego Túnel/Camarões; e remanejamento de interceptores de esgotamento sanitário.O portal da PBH também informa que a obra estaria orçada em R$ 63 milhões e o prazo de conclusão seria o 1º semestre de 2017.
As visitas técnicas da Comissão de Meio Ambiente e Política Urbana devem contar com a participação de representantes da prefeitura, de associações de moradores e estarão abertas à participação da população em geral.
Superintendência de Comunicação Institucional