AUDIÊNCIA PÚBLICA

Comissão vai debater situação de parque cedido pela Infraero ao município

Utilizado para o lazer e a prática de esportes pela população, equipamento é mantido pela prefeitura mediante convênio

quarta-feira, 19 Abril, 2017 - 16:30

Foto: Portal PBH

Conhecido como parque do Aeroporto Carlos Prates, o Parque Maria do Socorro Moreira ocupa uma área de aproximadamente 97.600 m², adjacente ao equipamento, cedida pela Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero). A atual situação do convênio entre a empresa pública e a Prefeitura de Belo Horizonte para manutenção do espaço será debatida na próxima terça-feira (25/4), na Comissão de Administração Pública. Requerida pelo vereador Jorge Santos (PRB), e aberta à participação de qualquer cidadão interessado, a audiência pública será às 14h, no Plenário Camil Caram.

Implantado no ano 2000, mediante cessão da área pela Infraero ao município, o Parque Maria do Socorro Moreira, localizado à Avenida Itaú, esquina com Av. Pedro II, no Bairro Padre Eustáquio, possui declividade variada, com vegetação predominante de gramíneas e algumas espécies ornamentais e não abriga nascentes ou cursos d'àgua. Utilizado pela comunidade e agremiações esportivas como espaço de lazer e prática esportiva, o espaço oferece pista de skate, campo de futebol amador, quadras, teatro de arena, pista de caminhada e brinquedos para crianças.

Em maio do ano passado, audiência pública também requerida por Jorge Santos (PRB) debateu a possibilidade de fechamento do local em decorrência do término da validade do termo de cessão do espaço por parte da Infraero. Na ocasião, representantes de times de futebol amador e da comunidade do entorno defenderam a importância do parque, um dos poucos equipamentos públicos de lazer disponíveis na região, essencial para a convivência, sociabilidade e prática de esportes; a Infraero anunciou a decisão de renovar a parceria com a PBH, mantendo o equipamento aberto à população.

A realização do novo debate, segundo o parlamentar, se justifica pela necessidade de verificar a situação atual do convênio, ouvindo todas as partes envolvidas com a participação da comunidade.

Convidados

Para debater a questão, foram convidados os secretários municipais de Esporte e Lazer, Paulo Roberto de Freitas; de Obras e lnfraestrutura, Josué Costa Valadão; e da Administração Regional Noroeste, Mário Celestino da Silva Júnior; o presidente da Fundação de Parques Municipais, Sérgio Augusto Domingues; e o superintendente de Infra-estrutura Aeroportuária  (Infraero) do Aeroporto Carlos Prates, Mário Jorge Fernandes de Oliveira.

Representando os usuários do parque, são aguardados os presidentes do Brinco de Ouro Futebol Clube, Rodinei Basilio Gomes, e do Atalanta Futebol Clube, Antônio Nereis Amaral; e o representante da Pelada Turma de Amigos, Glaydson Bispo dos Santos.

Superintendência de Comunicação Institucional