VISITA TÉCNICA

Sede atual e novo endereço do Museu da Imagem e do Som voltam a receber vereadores

Fundação Municipal de Cultura e classe artística da cidade não querem a transferência

segunda-feira, 29 Maio, 2017 - 13:15
Cine Santa Tereza

Foto: Rafa Aguiar / CMBH

Contrários à transferência do Museu da Imagem e do Som (MIS) do atual casarão no Centro para local anexo ao Cine Santa Tereza, vereadores da Comissão de Educação, Ciência, Tecnologia, Cultura, Desporto, Lazer e Turismo farão nova visita técnica na quarta-feira (31/5), às 10h. Os parlamentares, artistas e gestores culturais acreditam que as novas instalações, com apenas 150 m², não comportariam o acervo de mais de 90 mil itens, bem como toda a equipe técnica e administrativa.

Na primeira visita às unidades, foi apurado que um grande volume do acervo do MIS, em especial os filmes que são armazenados em condições próprias para restauração, não terá espaço adequado no novo endereço. Além disso, muitos funcionários estão apreensivos com a possibilidade de serem dispensados.  A mudança foi anunciada pela PBH mediante discordância técnica da Fundação Municipal de Cultura, agentes culturais, produtores e artistas da área audiovisual. O assunto também já esteve em debate em audiência pública no último dia 15.

Patrimônio será protegido

A PBH justificou a mudança dizendo que vem buscando otimizar os diversos espaços públicos da cidade e que é diretriz da administração municipal garantir todas as políticas públicas com eficiência.

No caso do MIS, a prefeitura administra dois imóveis: um na Avenida Álvares Cabral, outro no Bairro Santa Tereza. Diante desse cenário, foi projetada uma junção das duas atividades do MIS em um único imóvel. Para a PBH, essa junção, naturalmente, vai melhorar a prestação de serviço ao cidadão, que poderá ter acesso, no mesmo endereço, tanto à memória, formação e difusão, quanto ao único cinema público de rua da cidade.

A PBH informou, ainda que o patrimônio do audiovisual continuará protegido pelo município e que, temporariamente, o acervo será mantido na casa da Rua Álvares Cabral, sendo transferido para o MIS Cine Santa Teresa somente quando toda a estrutura estiver pronta.

A visita foi requerida pelos vereadores Cida Falabela (PSOL) e Arnaldo Godoy (PT), engajados na defesa dos interesses da categoria em Belo Horizonte. Foram convidados para a atividade o prefeito de Belo Horizonte, Alexandre Kalil, e a secretária de Assuntos Institucionais, Adriana Branco.

Superintendência de Comunicação Institucional