AUDIÊNCIA PÚBLICA

Comissão vai debater jornada de 30h para psicólogos e assistentes sociais

Implantação da medida, estipulada em legislação federal, já teria sido anunciada pela Secretaria de Política Social

terça-feira, 8 Agosto, 2017 - 14:30
Idosos participam de atividade em um Centro de Referência em Assistência Social (CRAS)

Foto: Portal PBH

Por solicitação do vereador Pedro Patrus (PT), a Comissão de Administração Pública vai discutir na próxima quinta-feira (10/8), em audiência pública, a implementação da jornada de 30h semanais para os assistentes sociais e psicólogos que atuam no âmbito da política municipal de Assistência Social (SUAS). Engajado na luta em prol do setor e de seus servidores, Patrus participou, no último dia 6 de julho, de uma manifestação no Centro de BH, que reivindicou a medida; atendendo a pedido dos servidores, apresentou requerimento à Comissão de Administração Pública, com vistas a mediar a conversa entre o governo e os profissionais da área sobre essa pauta. O debate será às 9h30, no Plenário Helvécio Arantes.

Na ocasião mencionada, uma comissão de trabalhadores foi recebida na Secretaria de Política Social para a entrega de um estudo sobre os impactos da implementação da medida, especialmente sobre o orçamento. Nas últimas semanas, o vereador também participou de diversas pré-conferências temáticas e de encontros com os profissionais que trabalham na área, que apresentaram suas demandas na 12ª Conferência Municipal de Assistência Social, aberta no dia 21 de julho.

A redução da jornada, prevista em lei federal, com vistas à preservação da saúde dos profissionais e ao aprimoramento dos serviços prestados, já havia sido cobrada pelos servidores da capital em audiência anterior promovida na mesma comissão no último dia 5 de maio, também requerida por Patrus, na qual foi assegurado que a questão já estava na pauta da nova administração municipal.

Convidados

Para participar do debate, foram convidado(a)s o(a)s secretário(a)s municipais de Governo, Paulo Lamac; de Políticas Sociais, Maíra Colares; Adjunta de Recursos Humanos, Fernanda de Siqueira Neves; Adjunto de Assistência Social, José Ferreira da Crus; o presidente do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Belo Horizonte (Sindibel), Israel Arimar; a coordenadora do Fórum Municipal dos Trabalhadores do SUAS/BH, Cláudia Natividade; e as presidentes dos conselhos regionais de Psicologia e de Serviço Social de Minas Gerais,  Julia Restori e Maria Cristina Silva.

Superintendência de Comunicação Institucional