ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA

Parlamentares acionam PBH para agilizar urbanização no Taquaril

Obras iniciadas em 2013 ainda não foram entregues, e os impactos do atraso já foram discutidos em audiência pública

terça-feira, 12 Setembro, 2017 - 18:30
Parlamentares compõem mesa de reunião

Foto: Abraão Bruck/ CMBH

Com orçamento assegurado de mais de R$ 90 milhões, financiado pelo Programa de Aceleração de Crescimento (PAC), a comunidade do Conjunto Taquaril (região Leste da capital) aguarda, há quase quatro anos, a implantação do Espaço BH Cidadania, a limpeza e a urbanização de vias, assim como diversas melhorias no serviço de saneamento na região. Diante da inércia da prefeitura ao longo dos anos, a Comissão de Administração Pública deliberou pelo envio de pedidos de informações e indicações de providências aos órgãos responsáveis, a fim de acelerar a execução das obras no local. As demandas foram apresentadas pelos moradores em audiência pública realizada no último mês de agosto e apreciadas pela comissão em reunião ordinária na tarde desta terça-feira (12/9). Confira a pauta completa e o resultado da reunião.

Autor do requerimento para a audiência passada, o vereador Pedro Patrus (PT) explicou que os seis requerimentos (com pedidos de informações e indicações) protocolados na Comissão de Administração Pública são resultados das discussões e encaminhamentos da audiência, em que estiveram presentes representantes da Companhia Urbanizadora e de Habitação de Belo Horizonte (Urbel), da Secretaria de Administração Municipal Regional Leste, além dos líderes comunitários e da Polícia Militar.

Com o parecer favorável do colegiado, serão enviadas à Urbel quatro indicações de medidas a serem tomadas em curto prazo no Conjunto Taquaril: urbanização da Rua Jardim América, limpeza e recolhimento dos entulhos acumulados no setor 5, asfaltamento da Rua Tirol e acionamento da Copasa para que seja feita a instalação e melhoria da rede de esgoto na Rua Aeroporto. Ainda, serão enviados à Urbel dois pedidos de informações buscando conhecer a previsão de início das obras de urbanização da Rua Madalena e a previsão para a construção de um muro de contenção na Rua Monte Carvalho, próximo ao nº 276, na esquina com a Rua Arco-íris.

Clube dos servidores

Também esteve em pauta no colegiado a situação do Clube do Servidor, o Lagoa Acqua Park, localizado em Lagoa Santa, na região metropolitana de BH. De autoria do vereador Gabriel (PHS), foi aprovado requerimento de pedido de informações à Superintendência de Desenvolvimento da Capital (Sudecap), abordando a previsão para reabertura da unidade, o custo mensal de manutenção do clube para os cofres públicos e o atual gestor responsável pelo local.

Participaram da reunião os vereadores Pedro Bueno (Pode), Preto (DEM), Dr. Nilton (Pros) e Reinaldo Gomes (PMDB). Estiveram presentes também os vereadores Jorge Santos (PRB) e Pedro Patrus (PT).

Superintendência de Comunicação Institucional

[flickr-photoset:id= 72157688965970375,size=s]