VISITAS TÉCNICAS

Comissão vai verificar condições de atendimento em quatro centros de saúde

Capitão Eduardo, Floramar I, Jardim Guanabara e São Gabriel receberão a comitiva parlamentar

quinta-feira, 26 Outubro, 2017 - 19:15
Atendimentos no Centro de Saúde Jardim Guanabara

Foto: Gercom Norte/Portal PBH

Quatro centros de saúde – Capitão Eduardo, Floramar I, Jardim Guanabara e São Gabriel – serão fiscalizados pela Comissão de Saúde e Saneamento, nesta próxima semana, a partir do dia 30 de outubro. O objetivo é verificar as condições sanitárias e de funcionamento e buscar junto ao Executivo Municipal soluções para problemas elencados por usuários destas unidades. As visitas técnicas realizadas pela Comissão visam ao cumprimento da Lei Orgânica do Município, que assegura dignidade, gratuidade e boa qualidade no atendimento e no tratamento de saúde, bem como garante acesso igualitário às ações e aos serviços prestados.

O primeiro Centro de Saúde a ser fiscalizado será o Capitão Eduardo, no dia 30 de outubro, às 9h30. Solicitada pelo vereador Edmar Branco (PTdoB), a visita técnica deverá averiguar as condições de funcionamento da unidade, tendo em vista relatos de usuários que denunciaram a falta de clínico médico, de remédios e até mesmo de papel para que sejam impressos resultados de exames. Os problemas listados pela população estariam sobrecarregando os profissionais que atuam na unidade e atrasando os atendimentos. Foram convidados para acompanhar a visita técnica, além de membros do poder público, representantes da sociedade civil, uma vez que a legislação assegura também a esta última a participação nas ações e serviços que integram o Sistema Único de Saúde (SUS). Fazem parte da lista de convidados, representantes do Conselho Distrital de Saúde Nordeste, da Comissão Local de Saúde Nordeste, do Conselho Municipal de Saúde de Belo Horizonte e da Secretaria Municipal de Saúde. O Centro de Saúde Capitão Eduardo está localizado à Rua Ângela Benargis, 10.

Já no dia 31 de outubro, pela manhã, serão fiscalizados os centros de saúde Floramar I e Jardim Guanabara. O primeiro, que está localizado à Rua Joaquim Clemente, 381, receberá a Comissão de Saúde e Saneamento às 9h30. A segunda visita técnica está agendada para as 10h30 e ocorrera na unidade localizada no Bairro Jardim Guanabara, à Rua Fanny Martins de Barros, 71. Requeridas pelo vereador Cláudio da Drogaria Duarte (PMN), as visitas irão fiscalizar e avaliar as condições de pessoal, mobiliário, funcionamento geral e cobrar da Secretaria Municipal de Saúde o planejamento global para melhorar os serviços como um todo.

Em 1º de novembro, a visita técnica será destinada a verificar as condições sanitárias e de funcionamento do Centro de Saúde São Gabriel, localizado à Rua Ilha de Malta, 353. Requerida pelo vereador Catatau da Itatiaia (PSDC), a visita está agendada para ocorrer às 10h. O parlamentar salienta que a realização desta visita técnica está amparada na previsão legal e regimental de a Comissão de Saúde e Saneamento acompanhar o funcionamento dos centros de saúde da capital.

Superintendência de Comunicação Institucional