MANEJO DAS CAPIVARAS

Animais serão esterilizados e tratados contra carrapato-estrela nos próximos dias

Ações envolvem controle populacional dos roedores instalados na Lagoa da Pampulha e combate ao transmissor da febre maculosa

sexta-feira, 17 Novembro, 2017 - 16:00
Vereador Cláudio da Drogaria Duarte e Secretário Municipal de Meio Ambiente, Mário Werneck discutem, em parque ecológico na Pampulha, esterilização das capivaras para o combate à febre maculosa

Foto: Rafa Aguiar / CMBH

Começam na próxima semana a castração e a aplicação de carrapacitida nas capivaras que vivem no entorno da Lagoa da Pampula. Trata-se de nova etapa do plano de manejo iniciado em outubro com a captura dos animais, que ficarão confinados por pouco tempo. As ações de combate ao carrapato-estrela, transmissor da febre maculosa hospedado pelos roedores, também envolvem a descontaminação dos arredores da represa. O anúncio foi feito pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente, em visita técnica da Comissão de Saúde e Saneamento ao Parque Ecológico Promotor Francisco Lins do Rego, nesta sexta-feira (17/11). Os resultados obtidos nesta fase serão apresentados na primeira quinzena de janeiro.

Uma equipe de quinze profissionais, entre biólogos e médicos veterinários, está envolvida neste processo. Durante cerca de um ano, aproximadamente 100 animais passarão pela esterilização e retornarão para seu habitat natural. Conforme ressaltou o secretário municipal de Meio Ambiente, Mário Werneck, as capivaras adultas não hospedam o carrapato transmissor da febre maculosa, mas sim os filhotes, por um período aproximado de quinze dias. Além disso, reforçou Werneck, as capivaras não são as únicas hospedeiras dos carrapatos; roedores, cavalos, gatos e cães também podem carregar o atrópode.

Etapas do processo

Salientando que o controle da febre maculosa já vem sendo feito há algum tempo, Leonardo Maciel, médico veterinário da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, relatou que o órgão tem realizado visitas domiciliares, distribuídos folhetos informativos no parque e instalado placas educativas visando a alertar as pessoas sobre a doença. Também foram sensibilizados os médicos das regionais sobre a possibilidade das pessoas contraírem a febre maculosa.

Outras medidas adotadas foram corte da grama e aplicação de carrapaticida em cavalos que circulam no entorno da Lagoa da Pampulha. De acordo com o veterinário, desde 2013, quando ocorreu o primeiro óbito por febre maculosa na cidade, a Secretaria Municipal de Saúde vem realizando pesquisas com a finalidade de identificar os pontos onde há maior concentração de carrapatos.

Descontaminação

No decorrer do encontro, o vereador Cláudio da Drogaria Duarte (PMN), que requereu a visita, ressaltou a importância da disseminação da informação e de orientar a população quanto ao risco da doença. Ele sugeriu que essa divulgação seja feita em reuniões com o terceiro setor, associações e ONGs, visando potencializar o debate. Foi agendada com a Secretaria Municipal de Meio Ambiente próxima reunião na primeira quinzena de janeiro, a fim de que sejam informadas as próximas etapas do manejo e resultados obtidos.

Também estiveram presentes representantes do Controle de Zoonoses da Regional Pampulha, Gerência de Infraestrutura Urbana e Secretaria de Obras da PBH.

Superintendência de Comunicação Institucional

[flickr-photoset:id=72157689691862485,size=s]