EDUCAÇÃO

Em visita técnica, vereadores vão avaliar estrutura de escolas da rede municipal

Objetivo é verificar adequação das instalações para receber alunos do ensino infantil, depois que PBH anuciou criação de mais 10 mil vagas

quinta-feira, 1 Fevereiro, 2018 - 18:30

Foto: Abraão Bruck / CMBH

A Escola Municipal Israel Pinheiro, no Bairro Alto Vera Cruz, e a Unidade de Educação Infantil (Umei) do Bairro Goiânia irão receber, respectivamente, nos dias 6 e 7 de fevereiro, às 10h30, visita técnica da Comissão de Educação, Ciência, Tecnologia, Cultura, Desporto, Lazer e Turismo. A decisão foi tomada na primeira reunião do colegiado no ano, ocorrida nesta quinta-feira (01/02). Na data, a vereadora Cida Falabella (Psol) assumiu a presidência do colegiado, em decorrência do término do período em que o vereador Arnaldo Godoy (PT) esteve à frente da comissão. A decisão pela alternância se deu em 2 de fevereiro do ano passado. Naquela ocasião ficara decidido que Arnaldo Godoy presidiria os trabalhos em 2017 e Cida Falabella o faria em 2018.

A finalidade da visita técnica à Escola Municipal Israel Pinheiro é verificar a estrutura física e as instalações do prédio que abriga a unidade de ensino, bem como averiguar as adequações realizadas para o recebimento de alunos da educação infantil, a partir de 3 anos. As adaptações pelas quais a unidade de ensino passa fazem parte da reorganização da política de educação infantil levada a cabo pela Prefeitura com o objetivo de criar 10 mil novas vagas para o atendimento de crianças de 0 a 5 anos na rede municipal.

A vereadora Cida Falabella elogiou a iniciativa da realização da visita técnica proposta por Gilson Reis (PCdoB) por entender que é papel da Comissão de Educação fiscalizar o processo de reorganização do ensino infantil para que a inclusão de novos alunos venha em conjunto com a manutenção da qualidade do ensino. “A gente sabe que existe um esforço de colocar muitas crianças na escola, que realmente estavam fora do radar por equívocos da gestão anterior, mas isso não pode ser feito sem a devida qualidade, o cuidado com as crianças e a adaptação das escolas”, afirmou a parlamentar.

A visita técnica à Escola Municipal Israel Pinheiro, localizada na Rua Desembargador Bráulio, 147, Alto Vera Cruz, está prevista para ocorrer no dia 6 de fevereiro, às 10h30.

Também a Umei Goiânia, localizada na Rua José Arcanjo Santiago, 331, receberá, por requerimento do vereador Gilson Reis, visita técnica da Comissão de Educação. O objetivo é fiscalizar a estrutura física do prédio que abriga a unidade de ensino. A atividade está agendada para ocorrer no dia 7 de fevereiro, às 10h30.

Nova data

A audiência pública requerida pela vereadora Cida Falabella com o objetivo de debater o orçamento da cultura teve a sua data de realização antecipada do dia 28 para o dia 27 de fevereiro. O local e o horário continuam os mesmos: Plenário Amynthas de Barros, às 19 horas. De acordo com Cida Falabella, a alteração teve como objetivo compatibilizar a data da audiência com a agenda dos convidados para o evento. Fazem parte da lista de convidados representantes da sociedade civil, artistas, ativistas, membros do conselho municipal da área e o poder público. O vereador Gilson Reis elogiou a iniciativa e defendeu a ampliação do orçamento da cultura em Belo Horizonte, caracterizado por ele como um dos menores do município.

Superintendência de Comunicação Institucional