CENTRO DE SAÚDE

Unidade do Vista Alegre precisa de readequações na estrutura física

Equipamento atende um público de quase 21 mil pessoas, mas não conta com espaço suficiente para esse contingente

segunda-feira, 26 Março, 2018 - 14:45

Foto: Taís Alves

O Centro de Saúde Cícero Idelfonso, localizado no Bairro Vista Alegre, Região Oeste da capital, recebeu a visita técnica da Comissão de Saúde e Saneamento, por requerimento do vereador Irlan Melo (PR), na manhã desta segunda-feira (26/3). Durante a atividade, que é parte da rotina do colegiado, foi constatada a necessidade de reforma e ampliação da unidade, bem como a contratação de profissionais. Relatório com as principais demandas apuradas será encaminhado à Secretaria Municipal de Saúde.

Com cinco equipes incompletas do Programa Saúde da Família (PSF), o C. S. Cícero Idelfonso também conta com atividades e atendimentos programados do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (Nasf), com profissionais de nutrição, farmácia, psicologia, fisioterapia e fonoaudiologia, além de três equipes completas de saúde bucal.

Conforme informou a gerente da unidade, Mayesse Cardoso, a unidade possui um déficit de médicos generalistas, já em fase de contratação, e também de um pediatra, o que segundo a gestora já é um problema recorrente devido à falta destes profissionais no mercado.

Conforme informou o médico de família e comunidade, Carlos Eduardo Sampaio, a remuneração paga pelo Sistema Único de Saúde (SUS) aos profissionais é muito baixa, se comparada com mercado em geral, o que provoca uma alta rotatividade de profissionais, em busca de melhores remunerações e condições de trabalho.

Ampliação

Entre as queixas apresentadas por funcionários e usuários da unidade está a alegação de existência de problemas infraestruturais, como falta de manutenção e reformas.  Atualmente, o equipamento atende um público de quase 21 mil pessoas, cerca de 400 por dia, mas não conta com espaço suficiente para esse contingente.

De acordo com os funcionários, a melhoria da infraestrutura e ampliação do equipamento, que conta com uma equipe composta por cerca de 70 profissionais, abririam portas para melhorar a atenção prestada ao público, bem como para incrementar as condições de trabalho. Apesar das queixas, vários usuários da unidade elogiaram o serviço prestado pela equipe local, destacando o bom relacionamento e a qualidade do trabalho desenvolvido pelos profissionais.

Encaminhamentos

Conforme avaliou Irlan Melo, o Centro de Saúde Cícero Idelfonso é muito bem gerido e possui uma equipe de profissionais comprometidos, no entanto, alguns problemas pontuais precisam ser sanados para não comprometer o atendimento aos usuários. “O processo de reposição e contratação de profissionais, bem como a reforma e ampliação da unidade precisam ser resolvidos com celeridade para que os pacientes não fiquem prejudicados”, destacou Melo.

Ao final da vistoria, o parlamentar informou que vai encaminhar relatório à Secretaria Municipal de Saúde, apontando as principais demandas da unidade, para que sejam tomadas as devidas providências.

Superintendência de Comunicação Institucional