PARQUE DO TIROL

Parceira entre comunidade e poder público vai garantir revitalização de área verde

Parlamentares irão pleitear recursos de compensação ambiental e se comprometeram a monitorar as intervenções

terça-feira, 10 Abril, 2018 - 16:00

Foto: Karoline Barreto / CMBH

O abandono e falta de policiamento no Parque Ecológico Vida e Esperança, localizado no Bairro Tirol, na Região do Barreiro, tem provocado vários transtornos para usuários e moradores. Em visita técnica da Comissão de Meio Ambiente e Política Urbana, na manhã desta terça-feira (10/4), representantes do Executivo afirmaram que parceira entre comunidade e poder público vai garantir revitalização de área verde. Requerentes da atividade, os vereadores Juliano Lopes (PTC) e Wesley Autoescola (PHS) irão pleitear recursos de compensação ambiental e se comprometeram a monitorar as intervenções.

O Parque Ecológico Vida e Esperança, localizado entre as ruas Carapicuíba, Wanderley Sales Bastos e Avenida Expedito de Faria Tavares, no Bairro Tirol, ocupa uma área de aproximadamente 27 mil m² e abriga uma rica diversidade de fauna e flora, além de nascentes e cursos d’água. O equipamento, conquistado pela comunidade por meio do Orçamento Par­ticipativo 2007/2008, é cercado e possui ampla área externa para caminhada e atividades recreativas.

No entanto, mato alto, entulho, estrutura depredada e falta de policiamento dificultam o uso do espaço verde que, segundo moradores, serve como esconderijo para infratores e usuários de drogas. A comunidade ainda destacou que tem medo de ir ao local e lamenta a situação de abandono do equipamento. 

Revitalização

Com a finalidade de assegurar a preservação do meio ambiente e do espaço público, o presidente da Fundação de Parques Municipais e Zoobotânica (FMP), Sérgio Augusto Domingues, afirmou que foi assinado um termo de cooperação entre o órgão, a Associação de Moradores do Bairro Tirol e a Ong Macabi, para a revitalização do parque. “Nosso objetivo é realizar uma gestão compartilhada, buscando recursos e parcerias para garantir a manutenção constante, para que a população possa desfrutar do espaço”, justificou Domingues, ao informar que nas últimas semanas já foram retirados cerca de 20 caminhões de lixo do local.

Ainda de acordo com a FMP, também estão previstos reparos nas instalações elétricas e hidráulicas, pintura, limpeza, podas e supressões arbóreas, reflorestamento, reconstrução da guarita, além de reparos em toda a extensão do cercamento do parque, o que vai ajudar a inibir invasões e a ação de vândalos. O pedido de reforço no monitoramento, junto à Guarda Municipal, também será solicitado pela FMP.

O representante da Ong Macabi informou que, dentre outras funções, a instituição será responsável por promover a conscientização ambiental e a preservação da área do parque, destacando a relevância do espaço para a região e os moradores.

Por sua vez, a Associação Comunitária Vida e Esperança do Tirol irá utilizar o equipamento para palestras, atendimentos comunitários, oficinas e outras atividades, além de campanhas de conscientização sobre o uso consciente do local.

Perspectivas

De acordo com os vereadores Juliano Lopes (PTC) e Wesley Autoescola (PHS), autores da solicitação da visita técnica, a parceria é uma iniciativa fundamental para a preservação do parque, uma vez que estabelece responsabilidades distintas, favorecendo a manutenção constante do equipamento.

Os parlamentares ainda informaram que já existe na região uma compensação ambiental, e será solicitado, junto aos órgãos responsáveis, que parte deste recurso seja investido no Parque Ecológico Vida e Esperança. Ao final da visita, foi agendado um novo encontro para daqui a 30 dias. O objetivo é dsicutor o andamento das intervenções previstas, a partir do monitoramento realizado pelos agentes envolvidos.

Superintendência de Comunicação Institucional

[flickr-photoset:id=72157695500464445,size=s]