Centro de saúde no Ermelinda é destaque pelo bom funcionamento
Infraestrutura, disponibilidade de pessal e de insumos também foram bem avaliadas; equipamento conta com 29 mil usuários cadastrados
Foto: Bernardo Dias / CMBH
Atendimento de qualidade, equipes completas e bom suprimento de medicamentos. Esse foi o cenário encontrado pela Comissão de Saúde e Saneamento, em visita técnica ao Centro de Saúde Ermelinda, nesta sexta-feira (8/6). O vereador Catatau do Povo (PHS), que requereu a visita, percebeu a necessidade de reparos pontuais na estrutura física, mas avaliou positivamente o funcionamento do posto, salientando que as condições vistoriadas superam as de boa parte das unidades da rede.
Contando com 29 mil usuários cadastrados e realizando, em média, 300 atendimentos por dia, o Centro de Saúde Ermelinda dispõe de seis equipes do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF), incluindo médicos, enfermeiros e técnicos de enfermagem. A equipe de apoio é composta por ginecologista, pediatra e enfermeiro de apoio. O posto possui, ainda, 10 agentes de controle de endemias (ACEs) e 22 agentes comunitários de saúde (ACSs). Na Odontologia, o atendimento é feito por 2 cirurgiões dentistas e 4 auxiliares técnicos.
Demandas
Ao visitar a farmácia do posto, constatou-se que faltam poucos medicamentos, como Carbonato de Cálcio, Hidralazina, Levotixoína 50 mg e Anlodipina, mas de acordo com os profissionais, as demandas são pontuais e o abastecimento estaria dentro da normalidade.
De acordo com o vereador Catatau, as condições dos toldos do centro de saúde, na entrada de espera de atendimento, estão precárias. Segundo ele, quando chove, os usuários ficam expostos ao tempo. Entretanto, informou, na oportunidade, que dará encaminhamento ao pedido de revitalização dos toldos junto aos órgãos competentes.
Entretanto, para o vereador essas são questões pontuais, de fácil resolução, e o funcionamento do posto é muito bom, pois suas condições superam as dos demais, já vistoriados. Além disso, após conversa com usuários, confirmou que o atendimento é satisfatório.
Participaram da visita Daniele Ferreira de Campos Santos, enfermeira de apoio do Centro de Saúde Ermelinda, e Conceição Carvalho, gerente de Assistência, Epidemiologia e Regulação da Regional Noroeste.
Superintendência de Comunicação Institucional