CENTROS DE SAÚDE

Centro de Saúde Vila Leonina é destaque pela qualidade do atendimento

A unidade conta com equipes multidisciplinares completas, espaço físico adequado, bom suprimento de medicamentos e segurança

quinta-feira, 28 Junho, 2018 - 11:30
Vereador Irlan Melo e Vera Fonseca, gerente do Centro de Saúde Vila Leonina, em visita técnica ao local

Taís Alves

Com equipes completas, espaço físico adequado, bom suprimento de medicamentos e segurança, o Centro de Saúde Vila Leonina, no Bairro Alpes, Região Oeste de BH, recebeu comitiva parlamentar nesta quarta-feira (27/6), e foi bem avaliado pela Comissão de Saúde e Saneamento. Segundo gestores, as únicas demandas do posto são a cobertura de uma área interna para a transferência da Academia da Cidade que funciona atualmente em uma quadra em frente à unidade e a modernização do padrão de energia elétrica, que vem comprometendo o funcionamento de serviços de Informática. Requerente da atividade, o vereador Irlan Melo (PR) afirmou que as solicitações serão encaminhadas à Cemig e à Copasa, no intuito de qualificar o atendimento ao usuário.

Totalizando 5 equipes do Programa Saúde da Família (PSF), incluindo médico, enfermeiro, auxiliar de enfermagem e 22 ACS, o posto possui, ainda, 1 clínico de apoio, 2 pediatras e 1 ginecologista. Conta também com 1 equipe de saúde mental, incluindo 1 psiquiatra, 2 psicólogos e 1 assistente social. Na Odontologia, o quadro é composto por 3 dentistas e a equipe de Zoonoses é formada por 9 ACEs. Compõem o Núcleo de Apoio à Saúde da Família (Nasf) 1 farmacêutica, 1 fisioterapeuta, 1 fonoaudióloga, 1 psicóloga, 1 terapeuta ocupacional e 2 educadoras físicas. Atendendo cerca de 150 pacientes por dia, a unidade tem, ao todo, 20 consultórios, sendo utilizada por 22 mil usuários. Não faltam medicamentos nem insumos, somente em situações pontuais.

Demandas apresentadas

Segundo a gerente do Centro de Saúde Vila Leonina, Vera Fonseca, um dos desafios é a cobertura de uma área interna, para onde a Academia da Cidade, que funciona atualmente em uma área externa, em frente ao posto, seria transferida. Com porteiro 24 horas e ronda da Guarda Municipal, a unidade possui acessibilidade, com duas rampas além de escadas, sendo revitalizado, pela última vez, no final de 2017.

Devido ao crescimento da estrutura, a gestora considera necessária, também, uma modernização do padrão de energia elétrica, pois em função da sobrecarga, é frequente a queda de energia, prejudicando os serviços de Informática. Essa é uma demanda se arrasta desde 2008, sendofeitas solicitações à Oi, à Sudecap e à Cemig no período. Falta, ainda, na entrada da unidade, uma placa de identificação do posto.

Encaminhamentos

Conforme informou o coordenador da Administração Regional Oeste, Sylvio Malta, a pasta encaminhou à Secretaria Municipal de Saúde, solicitação de recursos para viabilização da cobertura da área interna, para onde se pretende transferir a Academia da Cidade. Posteriormente, foi solicitado à Sudecap um projeto para a obra.

Para o vereador Irlan Melo, que requereu a visita, o posto possui uma excelente estrutura, mas existem alguns problemas pontuais, como a questão da energia elétrica. Segundo ele, o pedido será encaminhado à Cemig, buscando-se evitar a queda de energia. Outra demanda apontada foi que, mesmo com espaço pronto no posto para receber um elevador, devido à inundação causada pelas chuvas, este não pôde ser instalado, o que, para o vereador, tem que ser averiguado junto à Copasa, de modo a facilitar o acesso das pessoas com deficiência. 

Quanto à Academia da Cidade, Melo informou que a Comissão irá verificar junto à prefeitura a possibilidade de cobertura do espaço interno, para onde poderiam ser transferidas as atividades da Academia. “Encaminharemos essas solicitações aos órgãos competentes, por meio de ofícios ou indicações, e se necessário uma nova visita técnica, com a presença da Cemig e da Copasa, para que possamos contribuir para um melhor atendimento ao usuário”, concluiu.

Superintendência de Comunicação Institucional