AUDIÊNCIA PÚBLICA

Atividade de mineração na Serra do Taquaril preocupa parlamentares

Estudo de impacto ambiental realizado pela empresa que pretende explorar a área indica efeitos que poderão afetar até o centro de Belo Horizonte

sexta-feira, 3 Agosto, 2018 - 18:00
Vista ampla da Serra do Curral

Foto: Portal PBH

Provocada por pesquisadores e ambientalistas, a Comissão de Meio Ambiente e Política Urbana realizará audiência pública, já na próxima terça-feira (7/8), para debater um novo empreendimento minerário a ser instalado na região da Serra do Curral, nas proximidades do Taquaril (bairro da região Leste da capital, no limite com os municípios de Sabará e Nova Lima). Denominado Complexo Minerário Serra do Taquaril (CMST), o empreendimento está ainda em fase de licenciamento, e o projeto preocupa a comunidade. O debate acontecerá a partir das 14h, no Plenário Helvécio Arantes, e poderá ser acompanhado por qualquer cidadão interessado.

Conforme as denúncias apresentadas, apesar da atividade ocorrer fora do município de Belo Horizonte, há expectativa de que os efeitos alcancem até o centro da capital, especialmente o pó de minério e o fluxo intenso de veículos. As previsões estariam incluídas no estudo de impacto ambiental realizado pela empresa Taquaril Mineração, que pretende explorar a região. De maneira direta, o empreendimento poderia ainda gerar riscos de desabastecimento de água para os municípios atendidos pelo Rio das Velhas, especialmente pela estação de Bela Fama, em Nova Lima, além de descaracterizar a paisagem tombada do Pico Belo Horizonte e da Serra do Curral.

Para discutir o tema, a audiência deve contar com presença de representantes da empresa Taquaril Mineração S.A., das Secretarias Municipal e Estadual de Meio Ambiente, do Conselho Municipal de Meio Ambiente (Comam), do Ministério Público, da Agência Nacional de Mineração e de entidades ambientalistas como o Projeto Manuelzão, o Movimento Pelas Águas e Serras de Minas e a Ecoavis - Ecologia e Observação de Aves.

Superintendência de Comunicação Institucional

As reportagens publicadas neste portal no intervalo do dia 7 de julho a 7 de outubro de 2018 sofrerão restrições  em função da legislação eleitoral.