QUALIFICAÇÃO

Abertas as inscrições para o II Seminário de Comunicação Pública da Câmara de BH

Evento, que acontece dia 22 de março, vai debater possibilidades, formatos e desafios na era digital

quarta-feira, 13 Março, 2019 - 16:30

Democracias fortes demandam transparência e uma comunicação sintonizada com o interesse público. Em seu II Seminário de Comunicação Pública, a Câmara Municipal de Belo Horizonte vai discutir formatos e desafios no diálogo com o cidadão na era digital. O evento, que é gratuito e aberto à participação de todos os interessados, ocorre no próximo dia 22 de março, das 13h as 17h30, no Plenário Amynthas de Barros, na sede do Legislativo Municipal (Avenida dos Andradas, 3100, Santa Efigênia). Estão previstas palestras de acadêmicos, pesquisadores e profissionais que atuam em organizações públicas e instituições de ensino. Inscreva-se para participar.

Na primeira mesa, o debate estará centrado nas redes sociais e ferramentas digitais. O cientista político e professor do Programa de Pós-Graduação em Ciência Política da UFMG, Bruno Reis, irá tratar dos impactos das mídias sociais digitais na construção da democracia brasileira, bem como analisará suas consequências para o sistema democrático de outros países. Na sequência, o jornalista e gestor público, Vitor Colares, apresentará dados reveladores sobre o consumo de informação por internautas e discutirá como o diagnóstico acerca do uso das redes sociais pelos cidadãos pode viabilizar uma comunicação institucional mais eficiente.

Após o intervalo, a professora do Departamento de Comunicação Social da UFMG e ex-presidente da Rede Minas de Televisão, Ângela Carrato, apresentará um comparativo do desenvolvimento da TV pública no Brasil em relação a outros países. Em sua palestra, a professora abordará as potencialidades que a tecnologia digital traz para o desenvolvimento de TVs que tenham compromisso com a cidadania e como decisões referentes a políticas públicas têm se colocado como entrave para esse desenvolvimento.

Em seguida, um dos fundadores da Associação Brasileira de Televisões e Rádios Legislativas (Astral), Rodrigo Lucena, irá apresentar um panorama histórico sobre como as TVs Legislativas foram criadas a partir da Lei do Cabo, além de abordar as novas possibilidades de compartilhamento e economicidade trazidas pelo sistema digital de televisão.

Confira a programação completa do seminário.

O evento, que é voltado a comunicadores, gestores públicos, estudantes e demais interessados no tema, vai emitir certificado digital de participação. As inscrições são gratuitas e podem ser realizadas, de 13 e 21 de março, neste link.

Superintendência de Comunicação Institucional