COMISSÃO DE EDUCAÇÃO

Escola Padre Henrique Brandão tem problemas de acessibilidade e espaço físico

A unidade municipal de ensino fundamental e EJA, localizada no Bairro Vista Alegre, recebeu comitiva parlamentar nesta quarta-feira

quarta-feira, 26 Junho, 2019 - 14:15
Comitiva caminha em área externa da escola

Foto: Taís Alves

A Escola Municipal Padre Henrique Brandão, localizada no Bairro Vista Alegre (Região Oeste de Belo Horizonte), foi visitada, nesta quarta-feira (26/6), pela Comissão de Educação, Ciência, Tecnologia, Cultura, Desporto, Lazer e Turismo, por solicitação do vereador Irlan Melo (PL). O objetivo foi vistoriar as condições estruturais, de higiene, atendimento, inclusão e segurança dos estudantes. O colegiado encontrou algumas situações de precariedade, como falta de acessibilidade para pessoas com mobilidade reduzida em dois dos três blocos que compõem o estabelecimento, falta de lâmpadas na quadra, espaço físico reduzido para a demanda de alunos, além de brinquedos destruídos e iluminação deficiente no playground.

Segundo o vice-diretor do estabelecimento, Bruno Costa Oliveira, a escola está completando 50 anos de funcionamento e recebeu uma pequena reestruturação para adequação de alguns espaços no final do ano passado, reforma do piso e adequação de banheiros. Atualmente conta, inclusive, com um banheiro adaptado (inclusive com maca) para estudantes com doença mental. Entretanto, foram percebidos problemas considerados sérios pelo vereador Irlan Melo: “a escola é muito acanhada pelo número de alunos que ela atende. Temos questões graves de acessibilidade, temos três pavimentos que não têm acessibilidade nenhuma, isso não pode acontecer. A escola tem sete crianças com deficiência ou mobilidade reduzida”, lembrou. O vice-diretor sugeriu a implantação de uma rampa para acesso aos pavimentos.

A diretora da unidade, Cláudia Lúcia Socorro de Resende, informou que uma das quadras é usada para eventos, por falta de espaço. “A gente não tem acomodação, é constrangedor”, queixou-se a gestora, apontando que, além de não comportar pais e alunos, o espaço tem problemas de iluminação. Já foi aprovada no Orçamento Participativo a construção de um ginásio na escola, que está com projeto finalizado. O vereador pretende cobrar da Prefeitura a execução da obra.

Outra demanda é a utilização do campo de futebol vizinho à escola, que está em mau estado de conservação e estaria sendo usado como espaço para uso de drogas, criação de cavalos e dormitório por pessoas em situação de rua. Segundo o coordenador de Atendimento Regional Oeste, Sylvio Ferreira Malta Neto, há recursos do Orçamento Participativo para abertura da rua onde se localiza a escola (que é sem saída), reforma do campo e interligação entre ele e a unidade. As obras estão previstas para o 2º semestre e, na próxima semana, será feita uma reunião com a comunidade local para discutir a interligação.

Além das questões mais urgentes, como acessibilidade e espaço físico, há necessidade de reformar o playground da escola, que está com quatro dos cinco brinquedos quebrados e iluminação deficiente.

Estrutura

A escola funciona nos três turnos, tem de 100 a 110 funcionários, 54 turmas e 1,3 mil alunos. Atende estudantes no ensino fundamental, de 5 a 20 anos e, à noite, alunos da Educação de Jovens e Adultos (EJA). São 19 salas, duas quadras, um hall central, dois espaços de convivência, um playground, um laboratório de informática e outro de ciências, uma sala de vídeo e uma biblioteca. A escola conta com um banheiro adaptado, inclusive com maca, para crianças com doença mental. Também tem uma cantina que oferece quatro refeições diárias, com acompanhamento nutricional.

Superintendência de Comunicação Institucional

Visita técnica para vistoriar as condições estruturais, de higiene, atendimento, inclusão e segurança dos estudantes da Escola Municipal Padre Henrique Brandão - Comissão de Educação, Ciência, Tecnologia, Cultura, Desporto, Lazer e Turismo

Tema: