AUDIÊNCIA PÚBLICA

Direitos trabalhistas de empregados da BHTrans, Prodabel e Urbel serão debatidos

Gestores das empresas públicas estariam promovendo a retirada de direitos dos empregados com base em recomendações de conselho

sexta-feira, 5 Julho, 2019 - 19:15

Foto: Marcos Santos/USP Imagens

O impacto das recomendações apresentadas pelo Conselho de Coordenações de Empresas Estatais do Município (CCEE) aos gestores das empresas estatais no que diz respeito às carreiras e salários dos empregados públicos da BHTrans, Prodabel e Urbel será debatido em audiência pública da Comissão de Administração Pública na próxima terça-feira (9/7), às 13h30, no Plenário Helvécio Arantes.

Segundo o requerente da audiência, vereador Gilson Reis (PCdoB), os trabalhadores da BHTrans, Prodabel e Urbel estão sofrendo a retirada de seus direitos trabalhistas. De acordo com o parlamentar, a Prodabel está em greve e os empregados públicos da Urbel e da BHTrans fizeram greve recentemente em decorrência das perdas que vêm sofrendo. Reis afirma que alguns trabalhadores estão perdendo até 35% de sua remuneração. “Há um conjunto de direitos dos trabalhadores que está sendo cortado pela Prefeitura, e o objetivo é discutir esses retrocessos e tentar reverter esse processo”, afirma Gilson Reis.

Foram convidados para a audiência representantes das direções das empresas públicas Prodabel, BHTrans e Urbel e de sindicatos de trabalhadores. Também estão convidados o secretário Municipal de Fazenda e Coordenador do CCEE, Fuad Noman; a secretária Municipal de Assuntos Institucionais e Comunicação Social, Adriana Branco Cerqueira; e o procurador-geral do Município, Tomaz de Aquino.

Superintendência de Comunicação Institucional