SAÚDE E SANEAMENTO

Poeira de campo de futebol estaria prejudicando a saúde no Bairro Milionários

Denúncia foi apresentada por morador da região, que cobrou soluções; audiência sobre o piso salarial de ACE e ACS foi adiada para 4/9

quinta-feira, 22 Agosto, 2019 - 14:15
Os vereadores Fernando Borja, Catatau do Povo e Hélio da Farmácia ouvem relato de Ronaldo Soares, morador do bairro Milionários

Foto: Karoline Barreto/ CMBH

Reunida na última quarta-feira (21/8), a Comissão de Saúde e Saneamento ouviu o relato de Ronaldo Soares, morador do Bairro Milionários (região do Barreiro), que descreveu a grave situação que vive hoje a comunidade do Conjunto Amazonas, e também das adjacências, em função de um campo de futebol de terra que produz poeira durante dia e noite, nas residências do entorno. Informado que a área está sob responsabilidade do Município, o colegiado deliberou pelo envio de pedidos de informação à Prefeitura para esclarecer a situação. A Comissão também decidiu pelo adiamento da audiência pública que irá discutir o piso salarial do Agente de Combate a Endemias (ACE) e do Agente Comunitário de Saúde (ACS) para o próximo dia 4 de setembro. Confira aqui o resultado completo da reunião.

Campo no bairro Milionários

Vizinho do campo de futebol, Ronaldo Soares contou que já esteve na Câmara em 2017, tratando sobre o mesmo assunto, e, na ocasião, o Estado teria apresentado uma documentação, apontando que o terreno está em cessão de uso para o Município de Belo Horizonte, pelo período de 25 anos. Entretanto, segundo o morador, em requerimento feito ao Município, recebeu a resposta de que não há autorização para uso do espaço por parte de clubes de futebol. “Mas não viemos falar aqui de quem é a responsabilidade, e sim sobre a poeira que está nos trazendo transtorno e causando problemas respiratórios”, alertou Ronaldo Soares.

Após o relato, que foi acompanhado de um vídeo com imagens do campo de futebol, os parlamentares se mostraram preocupados com a denúncia. O vereador Hélio da Farmácia (PHS) lembrou que o Conjunto Amazonas abriga 240 famílias e que são dezenas de crianças e idosos expostos à poluição. O vereador Fernando Borja (Avante) propôs o envio de requerimentos à Prefeitura no intuito de obter informações sobre o assunto. Os pedidos de informação foram aprovados na forma dos requerimentos de comissão 999/2019 e 1000/2019. O primeiro, dirigido ao secretário municipal de Saúde, questiona as providências tomadas pela PBH acerca dos problemas relacionados à poeira gerada pelo campo de futebol, instalado em frente ao Condomínio Amazonas. Já o segundo, encaminhado ao Gabinete do Prefeito, sugere que seja gramado o campo de futebol, ou que seja tomada outra providência que elimine a poeira ocasionada pelo campo.

URPV e agentes de saúde

Os requerimentos de comissão 987/2019, 988/2019 e 994/2019 também foram aprovados pelo colegiado. O primeiro, de autoria do vereador Carlos Henrique (PMN), prevê uma visita técnica, agendada para 24 de setembro, às 9h, para verificar problemas de estrutura e equipamentos da Unidade de Recebimento de Pequenos Volumes (URPV) Santa Amélia, no bairro de mesmo nome. Já o segundo, de autoria do vereador Irlan Melo (PL) cancela a audiência pública agendada para o dia 17/9, às 19h30, que discutiria questões ligadas à Unidade de Recebimento de Pequenos Volumes (URPV) do Bairro Tirol. O último requerimento, de autoria do  vereador Léo Burguês de Castro (PSL) alterou, para o dia 4 de setembro próximo, a audiência pública que irá discutir o piso salarial do Agente de Combate a Endemias e do Agente Comunitário de Saúde.

Projeto de Lei

O colegiado acatou ainda o parecer relatado pelo vereador Catatau do Povo (PHS), que recomendou a aprovação do Projeto de Lei 798/2019. De autoria do vereador Maninho Felix (PSD), o PL estabelece a utilização de biombos nos atendimentos pré-hospitalares móveis na área de urgência do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) e agora segue para apreciação da Comissão de Direitos Humanos e Defesa do Consumidor.

Assista ao vídeo da reunião na íntegra.

Superintendência de Comunicação Institucional

26ª Reunião Ordinária - Comissão de Saúde e Saneamento