POLÍTICA URBANA

Cancelada audiência sobre empreendimento da Vallourec no Barreiro

Vereador Professor Juliano Lopes deve apresentar novo requerimento retomando o debate

segunda-feira, 7 Outubro, 2019 - 16:15

Foto: Heldner Costa/ CMBH

Reunida na tarde desta segunda-feira (7/10), a Comissão de Meio Ambiente e Política Urbana aprovou o requerimento que cancela a audiência pública que iria discutir os impactos do empreendimento do Complexo Logístico da Vallourec na comunidade e adjacências, na Região do Barreiro. Solicitada pelo vereador Pedrão do Depósito (Cidadania), o debate iria acontecer no próximo dia 10 de outubro, às 19h30, no Centro Esportivo Vale do Jatobá (Avenida Senador Levindo Coelho, n° 2280, Bairro Mangueiras). Ainda durante a reunião, a Comissão apreciou o projeto de lei que trata da instalação de câmeras de vigilância em casas noturnas de BH. Confira aqui o resultado da reunião.

Audiência Pública

Aprovado pelo colegiado, o Requerimento de Comissão 1200/2019, também de autoria do vereador Pedrão do Depósito, solicita o cancelamento da audiência pública que iria discutir os impactos do empreendimento do Complexo Logístico da Vallourec na região do Barreiro. Vinculados a este estavam os requerimentos 1146/2019; 1160/2019; 1161/2019; 1162/2019 e 1163/2019, que previam uma série de audiências para debater o tema.

O objetivo dos encontros era informar a comunidade sobre os impactos para o trânsito, tanto durante as obras, quanto a partir da conclusão do empreendimento. Também era esperado que a Empresa EPO-Soluções Inteligentes e a LE Empreendimentos e Participações pudessem apresentar o projeto à comunidade e esclarecer os questionamentos dos moradores. Para a série de audiências estavam convidados o coordenador da Regional Barreiro, Walmir Anselmo; o diretor-presidente da BHTrans, Célio Bouzada; o representante da EPO Empreendimentos, Eduardo Luis Silva e a representante da LE Empreendimento e Participações S/A, Tamara Galvão.

Pedindo um aparte, o vereador Preto (DEM) lembrou que a atuação da Comissão de Meio Ambiente e Política Urbana é muito importante para a cidade e que a comissão tem um vereador – Professor Juliano Lopes (PTC), que atua na região e que poderia rever a realização da audiência nas dependências da Câmara. Lopes destacou que realmente o empreendimento é bastante grande e que como já participou da primeira audiência sobre o assunto, vai "procurar entender o motivo deste cancelamento e, quem sabe, retornar com esta audiência”, esclareceu o vereador, que lembrou que o ideal seria fazer o encontro na Região do Barreiro, de preferência da parte da noite, para que a comunidade possa participar.

Projeto de Lei

Único Projeto de Lei na pauta para ser apreciado o PL 814/2019, de autoria do vereador Pedro Bueno (Pode), recebeu parecer do relator, vereador Preto, pelo pedido de informações por escrito, o que foi acatado pelo Colegiado. O texto, que dispõe sobre a instalação de câmeras de vigilância em casas noturnas de diversão e lazer em BH, ainda deve passar pelas Comissões de Direitos Humanos e Defesa do Consumidor e de Orçamento e Finanças Públicas, antes da apreciação do Plenário em 1º turno.

Antes do encerramento da reunião, foi dado conhecimento sobre o Oficio Dirleg 4.183/19, encaminhado pela Comissão de Orçamento e Finanças Públicas convidando a Comissão de Meio Ambiente e Política Urbana para as audiências públicas que irão discutir o Projeto de Lei de Orçamento Anual – LOA/2020 e as alterações propostas na revisão do Plano Plurianual de Ação Governamental – PPAG/2018-2021.

Assista ao vídeo da reunião na íntegra.

Superintendência de Comunicação Institucional

34ª Reunião – Ordinária -  Comissão de Meio Ambiente e Política Urbana