PREVENÇÃO DE ENCHENTES

Comissão vai vistoriar obras dos Córregos do Marimbondo e Lareira, na Vilarinho

Requerimento foi acatado durante reunião desta sexta-feira em que também foi aprovado pedido de informações sobre situação das obras

sexta-feira, 4 Outubro, 2019 - 16:45

Foto: Heldner Costa/ CMBH

Comissão Especial de Estudo - Enchentes da Avenida Vilarinho realizou a sua 7ª reunião na tarde desta sexta-feira (4/10), e aprovou dois requerimentos: um pedido de informações à Prefeitura sobre intervenções realizadas ou em andamento nos córregos da região e detalhes sobre o projeto das obras de prevenção das enchentes na Vilarinho e em outros pontos da Regional Venda Nova, frequentes durante o período de chuvas; e uma visita técnica para conferir in loco a situação dos Córregos do Marimbondo e Lareira, que integram a bacia; a atividade foi agendada para o próximo dia 15 de outubro, a partir das 14h. Confira aqui o resultado completo da reunião.

O requerimento 1096/19, de autoria do vereador Dr. Nilton (Pros), solicita informações à PBH sobre o andamento das obras no local, questionando a atual situação dos referidos córregos e se alguma intervenção vem sendo realizada no local atualmente. Tendo em vista a solicitação de empréstimo pelo Município no valor de U$85 milhões - cerca de R$ 350 milhões - para custear as obras nos córregos Vilarinho, do Nado e do Isidoro para prevenir as inundações na região, que já causaram muitos prejuízos materiais e até mesmo a perda de vidas., previsto no PL 752/19 , o Pedido de Informação também quer informações detalhadas sobre o projeto a ser executado (tramitando na Casa em 1º turno, o autoriza a contratação de crédito junto a instituições financeiras no valor de até US$ 85 milhões  destinados à elaboração de projeto e execução de obras 

Já o requerimento 1196/2019, também de autoria do vereador Dr. Nilton, determina a realização de visita técnica aos Córregos do Marimbondo e Lareira, na bacia do Vilarinho, com o objetivo de verificar o andamento das obras no local. A fiscvalização está agendada para o próximo dia 15 de outubro, às 14h, e o ponto de encontro será na Av. Álvaro Camargos, esquina com Rua Professor Aimoré Dutra, no Bairro São João Batista. Foram convidados para participarem a visita o superintendente da Sudecap, Henrique de Castilho Marques, e o coordenador da Regional Venda Nova, Humberto Pereira de Abreu.

Antes do encerramento da reunião, foi dada ciência do ofício em resposta ao requerimento de comissão 291/2019 que solicitou à Procuradoria da Casa providências legais para responsabilização de representantes da Prefeitura, em razão do não comparecimento dos mesmos, após convocação, à 6ª Reunião da Comissão. Em resposta, a Procuradoria emitiu o Parecer PROLEG nº48/2019 sobre as providências legais cabíveis nestas situações e o encaminhamento à presidência da Casa.

Assista ao vídeo da reunião na íntegra

Superintendência de Comunicação Institucional

7ª Reunião – Comissão Especial de Estudo