BAIRRO DAS INDÚSTRIAS

Comunidade cobra ampliação de centro de saúde aprovada há 10 anos

Durante visita parlamentar, vereadores se comprometeram a intervir junto à PBH para o início das obras

quarta-feira, 30 Outubro, 2019 - 14:30

Foto: Flávia Carvalho/CMBH

Necessidade de ampliação do Centro de Saúde do Bairro das Indústrias, na Região do Barreiro, foi a demanda verificada pela Comissão de Saúde e Saneamento, nesta quarta-feira (30/10). A obra já foi conquistada pela comunidade no Orçamento Participativo (OP) de 2009 e possui projeto executivo concluído, mas ainda não saiu do papel. A reivindicação foi apresentada pelo morador do bairro e ativista da saúde, Wilton Rodrigues, em reunião da Comissão do último dia 2 de outubro.

De acordo com Rodrigues, que já foi ex-presidente do Conselho Distrital do Barreiro e do Conselho Municipal de Saúde, e estava presente na visita técnica desta manhã, o projeto está aprovado pela comunidade e já há espaço para a realização da obra, uma vez que dois lotes ao lado do terreno da unidade de saúde já foram desapropriados pela Prefeitura de Belo Horizonte há cerca de cinco anos. No entanto, nada foi feito até agora. Segundo ele, uma alternativa para a realização da obra é uma parceria com a Vallourec, como contrapartida de instalação de Complexo Logístico da empresa na região.

Segundo a gerente do Centro de Saúde, Juliana Laguardia Pereira Rocha, atualmente a unidade está funcionando dentro do limite que foi preconizado pela Secretaria Municipal de Saúde, porém a demanda vem crescendo de maneira expressiva e já não há mais como o espaço ser aproveitado. “Nos últimos dois anos houve um aumento de 584 pessoas no cadastro do Centro de Saúde”. Até o momento, estão cadastradas no Centro de Saúde do Bairro das Indústrias 16.584 pessoas, que são atendidas por cinco equipes de Saúde da Família. Além de Clínica Geral, cerca de 70 profissionais oferecem atendimento de Ginecologia, Pediatria, Psiquiatria e Saúde Mental. 

Para a representante da Diretoria Regional de Saúde do Barreiro, Maiari Silveira, o aumento da demanda por atendimento no centro de saúde é conhecido. Nesse sentido, “há pouco tempo foi realizado um incremento administrativo na unidade e em breve será implantado o Programa Saúde na Hora”, do Ministério da Saúde, que ampliará o atendimento dos serviços da Atenção Primária de todas as unidades da capital para 12 horas no mês de novembro, incluindo os setores de imunização e farmácia. O aprimoramento dos trabalhos de triagem e de atividades voltadas para prevenção de doenças também está sendo realizado.

Representante da Executiva Barreiro do Orçamento Participativo, José Márcio salientou, assim como outros presentes, a importância de nova avaliação do projeto de ampliação do centro de saúde, uma vez que foi elaborado há 10 anos e pode precisar de readequação em algum ponto. Além disso, o coordenador de Atendimento Regional Barreiro, Walmir Anselmo Mattos, também ressaltou a importância de saber “em que pé” está o cronograma de implantação do empreendimento da Vallourec para que a oportunidade de contrapartida não seja perdida.

Após ouvirem os representantes da comunidade e da PBH, os vereadores Hélio da Farmácia (PHS), solicitante da visita, e Pedrão do Depósito (Cidadania) propuseram agendar uma reunião com o secretário Municipal de Saúde, Jackson Machado, para explicar a situação e cobrar um posicionamento sobre a demanda, assim como intervir junto à Vallourec para conhecer as possibilidades de contrapartida da empresa.

Por fim, Pedrão do Depósito ainda lembrou a demanda por um posto do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) na região, e Hélio da Farmácia destacou que o trabalho de parlamentares em conjunto com a Prefeitura só beneficia a comunidade.

Superintendência de Comunicação Institucional