BAIRRO CAIÇARA

Moradores pedem mais segurança no trânsito na Rua Santíssimo

Implantação de sinalização e regulamentação da velocidade máxima permitida são medidas em análise para diminuir riscos no local

sexta-feira, 25 Outubro, 2019 - 18:15

Foto: Karoline Barreto / CMBH

Soluções para a falta de segurança no trânsito no cruzamento das Ruas Campos Altos e Santíssimo, no Bairro Caiçara, foram analisadas, nesta sexta-feira (25/10), durante visita técnica requerida pelo vereador Jorge Santos (Republicanos) à Comissão de Desenvolvimento Econômico, Transporte e Sistema Viário. Na ocasião, a BHTrans informou não ser possível a instalação de quebra-molas no local, uma vez que a via não atende aos padrões e critérios presentes na Resolução 600 do Conselho Nacional de Trânsito (Contran), que regula a instalação de lombada. Diante do impedimento técnico, a empresa responsável pelo trânsito da Capital discutiu com moradores e com Jorge Santos alternativas para tornar o trânsito mais seguro. Entre as medidas em análise estão: a proibição de estacionamento em trecho da Rua Santíssimo, próximo à esquina com a Rua Campos Altos; implantação de sinalização horizontal e vertical; regulamentação da velocidade máxima permitida; e elaboração de estudo de viabilidade para implantação de mão única na Rua Santíssima, entre Campos Altos e Satélite. O vereador Jorge Santos afirmou que irá reunir-se com o presidente da BHTrans, Celio Bouzada, com o objetivo de garantir a implementação das ações pleiteadas.

Moradores da Rua Santíssimo informaram que, apenas neste ano, ocorreram três colisões de veículos no cruzamento da via com a Rua Campos Altos. Diante disso, a BHTrans propôs implantação de placa de regulamentação de parada obrigatória, de velocidade máxima permitida (30Km/h) e de advertência sobre aclive e declive, além de sinalização horizontal das legendas PARE e DEVAGAR. A BHTrans também informou aos moradores que o projeto aguarda a disponibilização de recursos orçamentários. Quanto a isso, o vereador Jorge Santos afirmou que irá reunir-se com o presidente da BHTrans Celio Bouzada, na próxima semana, para discutir a implementação das medidas. O parlamentar disse que os recursos orçamentários para as intervenções de trânsito serão assegurados e o projeto será efetivamente implantado.

Com relação à possibilidade de implantação de mão única na Rua Santíssimo, entre Campos Altos e Satélite, a BHTrans informou que será necessária a elaboração de um estudo que contará com a participação ativa da comunidade local no processo de tomada de decisão quanto ao tema.

Superintendência de Comunicação Institucional

Visita técnica para avaliar a possibilidade de instalação de quebra-molas na Rua Santíssimo, entre as ruas Campos Altos e Cisplatina, tendo em vista o grande fluxo do local - Comissão de Desenvolvimento Econômico, Transporte e Sistema Viário