ABASTECIMENTO HÍDRICO

Comissão Especial dará continuidade aos trabalhos da CPI das Barragens

Colegiado será presidido por Bella Gonçalves (Psol) e terá Irlan Melo (PL) como relator; reuniões serão mensais

terça-feira, 3 Março, 2020 - 18:00
parlamentares compõem mesa de reunião

Foto: Abraão Bruck/ CMBH

Destacando o risco hídrico que as atividades minerárias ainda impõem à população da Belo Horizonte, começa a atuar na Câmara de BH uma nova Comissão Especial de Estudo para discutir ações que garantam o abastecimento de água na capital. Em sua primeira reunião, na tarde desta terça-feira (3/3), o Colegiado elegeu a vereadora Bella Gonçalves (Psol) para presidir os trabalhos e o vereador Irlan Melo (PL) para assinar a relatoria. As reuniões serão mensais, realizadas na segunda sexta-feira de cada mês, às 14h, no Plenário Camil Caram.

“Tenho certeza de que essa dupla vai fazer um excelente trabalho”, afirmou Wesley Autoescola (PRP), destacando a qualidade do relatório elaborado por Irlan Melo na CPI das Barragens e o envolvimento de Bella Gonçalves em todas as atividades e propostas deliberadas ali. A CPI das Barragens apurou fatos, informações e responsabilidades relativas à contaminação do Sistema Paraopeba, que abastece cerca de um terço do município de Belo Horizonte, após o rompimento da barragem de rejeitos da Vale, em Brumadinho (MG), em 25 de janeiro de 2019. A CPI concluiu seus trabalhos em agosto de 2019, tendo apresentado uma série de recomendações em seu Relatório Final. A criação desta Comissão Especial já havia sido anunciada pela CPI.

Bella Gonçalves lembrou que a Comissão Especial deve acompanhar a efetivação das sugestões resultantes da CPI e atuar na verificação do cumprimento do Termo de Compromisso firmado entre o Ministério Público e a mineradora Vale S.A, destacando a instalação de um novo ponto de captação de água no Rio Paraopeba acima do local de contaminação.

A Comissão Especial é composta por Edmar Branco (Avante), Irlan Melo, Gabriel (sem partido), Bella Gonçalves e Wesley Autoescola, que também compuseram a Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) das Barragens.

Gabriel reafirmou a qualificação de Bella e Irlan para as atividades e lembrou que a atuação na CPI, ao lado desses parlamentares, foi um dos trabalhos mais interessantes que desenvolveu na Câmara. “Foi um trabalho legal, sério, deixando de lado as diferenças partidárias em favor da cidade”, destacou.

Assista ao vídeo da reunião na íntegra.

Superintendência de Comunicação Institucional

1ª Reunião - Reunião - Comissão Especial de Estudo: Abastecimento hídrico