SAÚDE E SANEAMENTO

Comissão quer informações da Copasa sobre falta de água e rede de esgoto no Barreiro

Reclamações sobre a ausência dos serviços partem de moradores da extensão da Rua Abravaí, no Bairro Vitória da Conquista

quarta-feira, 10 Junho, 2020 - 18:15

Foto: Abraão Bruck/CMBH

Até hoje, em Belo Horizonte, há pessoas que não têm acesso a saneamento básico, água potável e esgoto. Esse é o caso de quem mora na extensão da Rua Abravaí, no Bairro Vitória da Conquista, na Regional Barreiro. Apesar de viverem em uma das mais ricas capitais do Brasil, país que é uma das dez maiores economias do mundo, os habitantes dessa localidade fazem parte das mais de 2,5 bilhões de pessoas que vivem sem acesso a esgoto ao redor do mundo, segundo dados da Organização das Nações Unidas. Com o objetivo de buscar uma solução que garanta os direitos básicos dos moradores da extensão da Rua Abravaí a saneamento, água potável e esgoto, a Comissão de Saúde e Saneamento aprovou, na tarde desta quarta-feira (10/6), um requerimento que cobra informações da Copasa sobre o tema. Na mesma reunião, foi aprovado um requerimento para obtenção de informações sobre o Centro de Referência em Saúde Mental (Cersam), nas unidades Pampulha e Barreiro.

De autoria do vereador Pedro Bueno (Cidadania), o requerimento que cobra informações da Copasa acerca da extensão da Rua Abravaí também afirma que há inúmeras reclamações sobre a intermitência do abastecimento de água em regiões adjacentes ao Bairro Mineirão (Barreiro), sem qualquer aviso prévio. Ainda conforme o parlamentar, os reclamantes contam que, quando a companhia é acionada, a resposta é que o fornecimento continua normal.

Saúde mental

A Comissão de Saúde e Saneamento aprovou o encaminhamento ao secretário municipal de Saúde, Jackson Machado Pinto, e ao Gabinete do Prefeito Alexandre Kalil (PSD), de um requerimento com o objetivo de obter informações acerca dos Centros de Referência em Saúde Mental (Cersam) Barreiro e Pampulha. De autoria do vereador Professor Juliano Lopes (PTC), o requerimento pretende que sejam respondidas questões relativas à estrutura física das duas unidades e ao número de leitos, psiquiatras, enfermeiros e psicólogos. O parlamentar também quer saber se os dois Centros de Referência em Saúde Mental conseguem atender a demanda de suas regiões.

Os Centros de Referência em Saúde Mental buscam a estabilização do quadro clínico do paciente, a reconstrução de sua vida pessoal, o suporte necessário aos familiares, bem como promover o convívio e a reinserção social. De acordo com a PBH, as unidades funcionam todos os dias da semana, inclusive feriados, das 7h às 19h.

Além de oito Cersams, a PBH conta com dois Centros de Referência em Saúde Mental Infantil (Cersami), para o atendimento de crianças. Já os usuários de álcool e outras drogas contam com três Centros de Referência em Saúde Mental Álcool e Drogas (Cersam AD), que funcionam todos os dias da semana, 24 horas por dia. De acordo com a Prefeitura, para ter acesso ao Cersam, Cersam AD ou Cersami, basta procurar as unidades. Não é necessário agendamento, nem marcação prévia ou encaminhamento.

O Cersam Barreiro está localizado na Rua Ribeiro da Luz, 29; já o Cersam Pampulha fica na Rua do Mel, 77, no Bairro Santa Branca.

Assista ao vídeo d a reunião na íntegra.

Superintendência de Comunicação Institucional

10ª Reunião Ordinária - Comissão de Saúde e Saneamento