ELEIÇÕES 2020

Câmara promoverá, em setembro, cinco debates virtuais sobre eleições municipais

Sempre às terças-feiras, os debates estarão disponíveis pelo Youtube. O primeiro encontro irá tratar do impacto da pandemia neste pleito

segunda-feira, 24 Agosto, 2020 - 17:15

Imagem: Divulgação CMBH

Tendo em vista a proximidade das eleições municipais de 2020, a Escola do Legislativo e a Procuradoria da Câmara Municipal de Belo Horizonte, em parceria com o Tribunal Regional Eleitoral (TRE-MG), vão promover o “Ciclo de Debates Eleições 2020”, um ciclo virtual destinado a tratar dos procedimentos e das normas que irão balizar o pleito deste ano, marcado pelas incertezas decorrentes da pandemia da Covid-19. Serão cinco encontros remotos a serem realizados no mês de setembro, sempre às terças-feiras, às 10 horas. Disponível para todos os interessados, o ciclo terá início no dia 1º/9 e estará disponível nos canais oficiais do TRE-MG e da Escola do Legislativo da CMBH no YouTube.

O tema do primeiro encontro será “O impacto da pandemia nas eleições municipais: desafios, planejamento e ações da Justiça Eleitoral para garantir o bom transcurso do pleito”. Na ocasião, atuarão como debatedores o secretário de Modernização, Gestão Estratégica e Socioambiental do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Bruno Cezar Andrade de Souza; e a analista judiciária do TRE-MG, Sabrina de Paula Braga. O servidor da Justiça Eleitoral é mestrando em Direito Constitucional e especialista em Direito Eleitoral, além de membro da Academia Brasileira de Direito Eleitoral e Político (Abradep). Já a servidora é mestranda em Direito Político e chefe do Cartório da 312ª Zona Eleitoral da cidade de Santa Luzia, em Minas Gerais. A mediação do debate ficará por conta da procuradora-geral adjunta da Câmara Municipal de Belo Horizonte, Izabella Santos e Nunes.

O segundo evento do ciclo de debates ocorrerá em 8 de setembro e será sucedido por novos encontros todas as terças-feiras até o final do mês. Os temas em pauta, a partir do dia 8, serão, respectivamente: Mulheres nas eleições e as candidaturas femininas; Propaganda eleitoral, redes sociais e fake news; Condutas vedadas aos agentes públicos em período eleitoral; e Funcionamento do sistema eletrônico de votação e segurança das urnas.

A expectativa dos organizadores é que o ciclo de debates online possa difundir entre cidadãos, agentes públicos, candidatos e demais interessados os conhecimentos relativos às normas aplicáveis às eleições municipais de 2020, com vistas a favorecer a participação cidadã e consciente em todas as etapas do pleito.

Superintendência de Comunicação Institucional